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Manutenção do Carro

Carros elétricos: quanto custa e onde carregar

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27 jan 2021 | 4 min de leitura

E num piscar de olhos os carros elétricos começaram a fazer parte da nossa realidade. Se ao início parecia um futuro longínquo, hoje conseguimos perceber pela quantidade de marcas de automóveis a apostar nesta solução, que os carros elétricos não são o futuro, são o nosso presente!

Mas ter um veículo elétrico é mais do que uma escolha sustentável; é também uma questão de saber planear as viagens, especialmente quando se trata de grandes distâncias. É, por isso, essencial conhecer bem os vários tipos de postos de carregamento disponíveis na rede pública e como usá-los ao máximo.




Quanto pode poupar com um carro elétrico?

Segundo o exemplo exposto no site da MOBI.E, S.A. (empresa pública associada à rede de mobilidade elétrica), um carro elétrico pode gastar menos 11% a 72% por ano em combustível, comparativamente a um carro convencional – se percorrer 16 000 kms, pode poupar entre 160€ e 1025€.

A variação de custos depende de onde abastece o carro elétrico.Enquanto que em casa pode pagar cerca de 0,15€ por kWh em determinados horários, num Posto de Carregamento Rápido pode chegar aos 0,45€ por kWh.

No entanto, não podemos deixar de lembrar que a esta poupança temos de acrescentar também os custos de manutenção, que são variáveis e dependentes também da sua utilização.

Postos de carregamento de carros elétricos: quais as opções?

Uma das grandes vantagens dos carros elétricos é poder carregá-los em vários locais, para além dos convencionais pontos de abastecimento. É possível carregar em estações de serviço que disponham deste serviço, ou também nos postos de carregamento da rede pública de mobilidade elétrica. Poderá ainda encontrar estes postos em parques de estacionamento, centros comerciais, hotéis ou aeroportos. Outra opção é carregar o seu carro elétrico em casa!

É quase táo fácil encontrar o ponto de carregamento mais perto de si como é encontrar uma agência Carglass! E muitas das nossas agências estão perto de pontos de carregamento – temos todo o gosto em ajudar se passar perto da sua carglass mais próxima! Pode encontrar a nossa agência mais perto de si, aqui.

Mas nem todos os postos de carregamento são iguais, vamos perceber algumas das diferenças entre estas opções.

Postos de carregamento de carros elétricos: entenda as diferenças

Existem diferentes tipos de postos de carregamento que variam em potência e velocidade, entenda as diferenças entre eles.

Posto de carregamento normal (PCN)

Possuem pontos de carregamento que transferem eletricidade para os veículos elétricos numa potência igual ou inferior a 22kW. Em alguns destes postos os carregamentos são gratuitos ou de baixo custo de forma a incentivar a mobilidade elétrica.
Quando pago, os valores rondam os 0,03 cêntimos/min, sendo que podem ser cobrados ao minuto ou ao kW. Nos pontos de potência mais baixa, de 3,7 kWh, um carregamento de 100% da bateria pode demorar, no máximo, 8 horas. Já nos de máxima potência, de 22 kWh, em apenas 1 hora conseguirá alcançar cerca de 80% da autonomia total da bateria.

Posto de carregamento rápido (PCR): 

São os pontos de carregamento de alta potência, uma vez que transferem eletricidade para os veículos elétricos numa potência sempre superior a 22kW. Isto significa que permite carregar mais de 80% da bateria em apenas 20/30 minutos. Em relação aos custos, podem ser cobrados, no máximo, 0,40 cêntimos por KWh ou 0,16 cêntimos por minuto. Estes postos estão sobretudo localizados em áreas de serviço de autoestradas e nas principais cidades do país.

Posto de carregamento super rápido (PCSR)

Estes postos possuem uma potência de carregamento entre 50 kW e 150 kW e permitem uma carga significativa em pouco tempo, geralmente ideal para uma utilização rápida e eficiente. Com uma potência média, são capazes de fornecer aproximadamente 80% da carga da bateria em cerca de 30 a 40 minutos, dependendo da capacidade e da tecnologia do veículo. Estes postos são comuns em áreas com alta procura de carregamento, como centros urbanos movimentados e áreas comerciais. O custo varia consoante a empresa fornecedora, podendo ser cobrado por kWh ou ao minuto, com valores que rondam os 0,30 cêntimos a 0,45 cêntimos/kWh.

Postos de carregamento ultra rápidos (PCUR)

Com uma potência superior a 150 kW, estes postos estão entre os mais potentes, proporcionando um carregamento extremamente rápido, o que permite carregar até 80% da bateria em menos de 20 minutos, dependendo das especificações do veículo. São especialmente adequados para veículos com tecnologia de carregamento ultrarrápido e estão localizados em pontos estratégicos, como áreas de serviço em autoestradas, para facilitar o carregamento rápido em viagens longas. O custo destes carregamentos tende a ser mais elevado, com preços que podem variar entre 0,40 cêntimos e 0,60 cêntimos por kWh, dependendo da localização e da infraestrutura.




Quanto custa carregar um carro elétrico?

Para calcular o custo de carregamento de um carro elétrico, utiliza-se a fórmula básica:

Custo total = kWh necessários × Preço por kWh

Os preços variam conforme o local e o tipo de carregamento.
  • Em postos públicos: prático para viagens, mas geralmente mais caro. Num posto rápido, o preço médio é de 0,40 cêntimos/kWh, o que eleva o custo de um carregamento de 50 kWh para 20 euros. Isto representa cerca de 6 euros por 100 km;
  • Em casa: O custo médio ronda os 0,15 a 0,20 cêntimos por kWh. Com uma tarifa bi-horária e uma wallbox (estação de carregamento para carros elétricos instalada numa parede), pode carregar o carro durante a noite a um preço mais acessível. Por exemplo, carregar uma bateria de 50 kWh a 0,13 cêntimos/kWh custa cerca de 6,50 euros, o que representa 1,95 euros por cada 100 km, considerando um consumo de 15 kWh/100 km.

Comparação com carros a combustão: Para 100 km, um carro elétrico pode custar cerca de 3 a 4 euros, enquanto um carro a gasolina, com consumo médio de 6 litros por 100 km, pode chegar aos 10,80 euros, mostrando uma poupança significativa com veículos elétricos.




Qual é a autonomia das baterias dos carros elétricos?

Quando se fala de carros elétricos esta questão está inerente! A autonomia é apontada sempre como a principal desvantagem, no entanto tem vindo a ser melhorada pelo desenvolvimento tecnológico e já existem marcas que garantem mais de 800Km de autonomia

Mesmo as marcas mais "comuns” e acessíveis garantem, em média, uma autonomia de cerca de 500Km – o que, vamos ser sinceros, é mais do que suficiente para o dia-a-dia da maioria das pessoas. Porém, quando comparadas, as baterias dos carros elétricos ainda não permitem uma autonomia equivalente à dos carros movidos a combustíveis fósseis.

Sabia que a maioria dos modelos elétricos tem também um sistema de regeneração incorporado, que permite aproveitar as travagens para gerar energia elétrica e assim carregar parte da bateria?

11 truques para otimizar o carregamento e a bateria do seu carro elétrico

  1. Evite esgotar a bateria e mantenha-a entre 20% e 80% para prolongar a vida útil;
  2. Reserve as cargas rápidas para emergências ou viagens longas;
  3. Familiarize-se com os postos da sua zona, tipos de tomada e potências;
  4. Antes de cada carregamento, verifique o custo por minuto e por quilowatt-hora do posto;
  5. Use carregadores de corrente alternada para cargas normais e os de corrente contínua (ultrarrápida) para emergências;
  6. Carregue em locais frescos, especialmente após viagens longas;
  7. Evite carregadores com potência acima do limite do seu carro;
  8. Evite utilizar extensões e prefira um carregador adequado;
  9. Prolongue a vida da bateria ao evitar cargas a 100% e descargas até 0%;
  10. Divida a capacidade desejada pelo carregador para estimar a duração;
  11. Considere as tarifas dos operadores, potência e impostos para um custo total de carregamento.


Se está a considerar a compra de um carro mais amigo do ambiente, saiba que os proprietários de carros elétricos beneficiam de isenções do Imposto sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC) à luz do Fundo Ambiental que oferece, ainda, incentivos financeiros para a aquisição de veículos elétricos e para a instalação de carregadores residenciais.
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