Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
termometro-no-carro-a-medir-o-calor
Manutenção do Carro

8 dicas para ajudar a reduzir o calor dentro do carro

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin

27 jun 2022 | 4 min de leitura

A chegada do Verão é sinónimo de férias, praia e momentos bem passados, mas o calor intenso que se faz sentir pode ser bastante prejudicial, tanto para o seu carro como para a sua saúde. No entanto, há certos cuidados que pode ter em atenção para reduzir o calor dentro do seu carro, assim como proteger o seu veículo das altas temperaturas.

Se, por um lado, as altas temperaturas nos deixam animados, a sonhar com as férias ou idas à praia, temos também de ter em conta as implicações que trazem ao nosso veículo. Seja por continuar a utilizar o carro todos os dias para o trabalho, seja para férias ou passeios, o calor intenso que se faz sentir dentro do veículo, além de incomodativo, pode ser bastante prejudicial.



Como as temperaturas podem danificar o meu veículo?

Sabia que um habitáculo de automóvel, se estiver exposto aos efeitos dos raios solares em dias de elevado calor, precisa apenas de uns meros 20 minutos para aquecer até aos 55ºC? O calor acelera a decomposição das partes plásticas e borrachas do carro, além de afetar a pintura. Já os raios UV, aceleram o envelhecimento de componentes orgânicos como plásticos, fibras sintéticas e tintas.

Partes plásticas

Os painéis de plástico são, em regra geral, os que mais sofrem com o sol. Com uma excessiva exposição aos raios solares, o desgaste do material do painel é acelerado e pode ficar uma aparência mais envelhecida e ressequida.

Tecidos e couro

Os tecidos tendem também a ficar manchados com a incidência constante do sol e, no caso do couro, os raios solares aceleram o aparecimento de rachas e manchas.

Borrachas e pneus

O sol acelera a perda de vulcanização do processo de cola das borrachas das portas, do pára-brisas e das que fixam os vidros. Ao longo do tempo, o material resseca e apresenta rachas e ondulações, perdendo o poder de vedação. O mesmo ocorre com os pneus, que ficam com aspecto enrugado.



Simples mas preciosas dicas para amenizar o calor intenso dentro do carro

  1. Estacione à sombra ou em locais tapados
    Sabemos que nem sempre é fácil encontrar um bom lugar de estacionamento mas, sempre que possível, perca um pouco de tempo à procura de um bom lugar onde possa estar protegido da luz solar, seja numa sombra ou parque de estacionamento/garagem.

  2. Use e abuse dos acessórios protetores
    Falamos de pára-sóis, cortinas para os vidros retrovisores, laterais e para o pára-brisas. Relativamente a este último, é imperativo colocar um pára-sol de alumínio para refletir a luz e evitar o contacto direto do sol no tablier e volante.

  3. Dê uso às janelas do seu carro
    Assim que chegar ao carro, antes de entrar, abra as portas e janelas e deixe o ar circular. Se for conduzir apenas em distâncias mais curtas, prefira circular com as janelas abertas, visto que o ar condicionado ainda demora a arrefecer o ambiente e, nestas distâncias mais curtas, até acaba por poupar.

  4. Ar condicionado
    Não ligue o ar condicionado mal chegue ao seu carro. Opte primeiro por abrir as janelas nos primeiros minutos de condução, para permitir a circulação de ar. Depois, então, ligue o ar condicionado e feche os vidros. Esta recirculação permite que a queda da temperatura interna seja mais rápida.

    De modo a evitar choques térmicos, devido às grandes diferenças de temperatura, não utilize o ar condicionado no máximo.

  5. Polimentos
    Fazer um polimento periódico pode ser uma ajuda preciosa se sentir um calor intenso e constante dentro do carro. Além de ser fundamental para proteger a pintura dos carros, a cera reforça a camada superior de tinta, ajudando na resistência ao calor e raios UV.

  6. Uma manta no combate ao calor
    De modo a evitar o desagradável "efeito escaldão” quando se senta no carro, pode optar pelo pequeno truque de colocar uma manta dobrada em cima do assento. Será nela que irá incidir a luz e concentrar-se o calor. Quando a retirar, o assento do banco do seu carro estará mais fresco.

    Existem também muitos acessórios para os assentos, que lhe permitem conduzir de forma mais refrescante, não permitindo contato direto com os estofos do carro.

  7. Atenção à posição do volante
    Outro pequeno truque, mas que pode fazer toda a diferença quando voltar a pegar no carro, é ter em atenção a posição do volante. É importante que o gire as vezes necessárias para que a parte superior do volante fique agora voltada para baixo, à sombra. Quando voltar a alinhar as rodas para retomar a marcha esta zona de contacto não estará a ferver e as suas mãos agradecem.

  8. Go go gadgets de verão!
    Pode considerar a possibilidade de comprar alguns gadgets para enfrentar o calor como, por exemplo, um ventilador portátil. Outra opção, pode ser levar consigo um recipiente de spray com água fresca, para ir pulverizando o rosto, braços e pernas, de modo a ir arrefecendo a temperatura, tanto corporal como do ambiente. Esta pode ser uma boa solução para quem percorre longas distâncias de carro.
 
A prevenção é um grande aliado e todos os cuidados são poucos para evitar que o seu veículo fique com desgastes desnecessários.

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Pneu suplente: tudo o que precisa de saber

Ver artigo

Radiadores: o que são, como funcionam e a importância da manutenção

Ver artigo

Como tirar manchas de água do vidro de carros

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!