Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
Manutenção do Carro

Desinfeção do veículo: será que o meu carro está mesmo higienizado?

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin

31 jan 2020 | 4 min de leitura

Será que o seu carro está mesmo limpo? Saiba quais os benefícios da desinfeção e as consequências para a sua saúde se não o fizer regularmente.


Se quer saber mais sobre a importância da higienização e a limpeza das condutas de ventilação, este artigo é para si! 

Seja para manter o seu carro fresco durante os dias quentes de verão ou manter os vidros desembaçados nos dias chuvosos de inverno, o mais provável é que tenha o ar condicionado do seu automóvel ligado regularmente. Como pode imaginar, as condutas de ar e o habitáculo acabam por acumular alguma sujidade ao longo do tempo, o que acaba por ter um impacto negativo na qualidade do ar que respira enquanto conduz. 

Isto é algo que qualquer condutor deve ter em conta quando pensa na manutenção, limpeza e cuidados com o interior do veículo. No entanto, há três grupos de pessoas que simplesmente não podem deixar de higienizar o seu sistema de ar condicionado: 

Condutores com crianças:

Quanto mais nova é a sua criança, mais frágil o seu sistema imunitário, por isso vai querer protegê-la de ar poluído. Quer já tenha filhos, quer esteja a planear para breve, higienizar as condutas do ar é sempre uma boa ideia. 

Condutores que usam o carro regularmente:

Se passa muito tempo dentro do seu carro, passa muito tempo a respirar ar que passou pelas condutas do ar. É importante então mantê-lo limpo para evitar alergias e outras complicações respiratórias.

Condutores com animais de estimação:

Uma viagem de carro pode causar algum nervosismo ao seu animal e é importante que faça tudo para que o ambiente no veículo lhe transmita calma e tranquilidade. Isto inclui escolher a temperatura apropriada, o que pode tornar-se difícil se o seu sistema de ar condicionado não funcionar corretamente por estar demasiado sujo.

Porque higienizar o ar condicionado? Quais as consequências de não o fazer? 

A verdade é que muitos de nós conduzimos na cidade, onde o tráfego e, consequentemente, a poluição, é bastante. Tendo isto em conta, é fácil entender o que causa a obstrução das condutas do ar. A pouco e pouco, mesmo existindo um filtro de habitáculo, os micro-organismos, as partículas de pó e até os pequenos detritos que acabam por encontrar o seu caminho até às condutas de ventilação do seu carro vão-se acumulando no interior do habitáculo. Quanto mais se acumulam, mais danos causam, nomeadamente no que toca à sua saúde. 

Respirar ar poluído pode afetar o seu sistema respiratório e causar alergias, doenças respiratórias, irritação da garganta, rouquidão ou asma. Também pode afetar a sua visão, particularmente se usar lentes de contacto, e ainda a sua pele, ao torná-la seca e desnutrida. Para além disto, é normal o seu ar condicionado fazer barulho quando está demasiado sujo ou danificado, o que pode parecer inofensivo, mas é uma forma de poluição sonora, também esta prejudicial para o seu bem-estar. 

Quais são os benefícios?

O processo de desinfeção Carglass® inclui:

- A limpeza das condutas de ar condicionado do veículo, o que permite eliminar quaisquer partículas poluentes no sistema;

- A purificação do ar em todo o habitáculo, o que impede a proliferação das bactérias;


O maior benefício deste processo é a diminuição do risco de ter de vir a lidar com as condições que listámos antes. A sua saúde e a dos seus passageiros ganha e isso é o mais importante. Mas há mais!

Como referimos antes, quando as condutas de ventilação estão obstruídas, o sistema de ar condicionado pode deixar de funcionar corretamente. Assim, garantir que as partículas e detritos não se acumulam significa garantir que conseguirá escolher a temperatura que quiser para o seu carro, sempre que quiser.

E será que serve para tirar o mau cheiro do interior do veículo? Claro! A higienização irá também evitar quaisquer odores desagradáveis que a sujidade acaba por causar. Afinal, quem gosta de conduzir num carro mal-cheiroso? 

Quando fazer a higienização do ar condicionado?

Agora que sabe o quão importante é manter as condutas do ar condicionado limpas, resta-nos fazer uma pergunta: quando foi a última vez que higienizou o seu carro? O nosso conselho Carglass® é que o faça pelo menos uma vez por ano.

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

A importância de escolher um bom especialista em vidros automotivos

Ver artigo

Como tirar manchas de água do vidro de carros

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!