Covid-19: Mantemos os nossos colaboradores e clientes em segurança. Leia aqui as medidas de proteção para ir à sua marcação. close
Voltar Voltar
Blog Carglass®
Tecnologia automóvel

Vidro temperado vs laminado

Partilhar

Os vidros de um automóvel não são uns vidros quaisquer! Na verdade, os vidros dos pára brisas são especiais, e são tão importantes para a sua segurança como um airbag ou um cinto. Quando são fabricados, uma das preocupações é a redução da probabilidade do vidro se partir em caso de acidente, lesionando os ocupantes do veículo.

Assim, o vidro do seu automóvel não é como qualquer outro vidro: é resistente e feito a pensar na sua proteção e na dos outros ocupantes do veículo.

Vidros laminados ou vidros temperados?

Existem dois tipos de vidros para carros: temperados ou laminados - cada um com a sua função em caso de acidente.

O que são vidros laminados?

Os vidros laminados são compostos por duas camadas de vidro, separadas por uma camada de plástico - e por serem tão resistentes são normalmente utilizados no vidro do pára-brisas.

São vidros que oferecem uma maior proteção contra altas e baixas temperaturas, bem como melhor proteção acústica e a impactos.

Em situações de pequeno impacto, a camada externa é afetada, mas não as restantes. Em situações de acidente em que o impacto no vidro é maior, o vidro pode quebrar mas devido à existência dessa camada de plástico não são projetados para dentro do habitáculo - protegendo assim os ocupantes da viatura.



O que são vidros temperados?

Os vidros temperados são normalmente utilizados nas janelas laterais do veículo, e são formados por duas camadas de vidro.

Estes vidros são fabricados através de um processo em que o vidro é aquecido a mais de 500º, e atingindo essa temperatura, é então rapidamente arrefecido, fazendo com que o vidro fique com uma resistência maior a qualquer outro vidro da mesma espessura.

Quando parte, um vidro temperado desintegra-se em pequenos pedaços, limitando a probabilidade de grandes pedaços afiados ferirem os ocupantes do automóvel.

Substituição e reparação

Os vidros do seu automóvel não servem apenas para o proteger da chuva ou vento - a sua função é também proteger os condutores e ocupantes do carro em situações de colisão.

Assim, em caso de danos nos vidros do seu automóvel, mesmo que muito pequenos, é importante proceder à substituição e reparação, para que na eventualidade de um acidente, os mesmos não percam a sua eficácia.

Percebe agora porque é tão importante cuidar dos vidros do seu carro? Qualquer lesão, risco ou dano pode contribuir negativamente para a sua segurança em caso de acidente - e nós estamos aqui para reparar ou substituir qualquer dos vidros do seu automóvel, devolvendo-lhe a proteção que merece.

Partilhar
Ver todos posts do Blog
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!