Imagine este cenário: um belo dia de sol e encontra o lugar perfeito para estacionar o carro no centro da cidade. Mas, ao voltar, encontra uma multa no para-brisas. O que parecia ser um dia perfeito transforma-se num pesadelo. Situações como esta são comuns, mas podem ser facilmente evitadas. Estacionar o veículo corretamente não só previne multas dispendiosas como também promove um trânsito mais fluido e seguro. Venha connosco e descubra como evitar as armadilhas do estacionamento!

Segundo o Artigo 50º do Código da Estrada, o veículo estacionado incorre numa infração se estiver:
Estabelecido pelo artigo 163.º e o artigo 164.º do código da estrada, consideram-se os seguintes casos como estacionamento indevido ou abusivo:
Podem ser removidos os veículos que se encontrem:
Constituem evidente perigo ou grave perturbação para o trânsito os seguintes casos de estacionamento ou imobilização:
Toda esta informação pode ler-se no Regulamento n.º 344/2018, de 8 de junho, do Diário da República.

A paragem e o estacionamento são proibidos nos seguintes locais:
A pergunta que não quer calar: não. Se estacionar em cima do passeio o veículo não pode ser apreendido, mas pode ser imediatamente removido. A apreensão pressupõe-se ser feita numa operação STOP ou pela ação de um agente de trânsito. Ao estacionar em cima do passeio, sem qualquer ação imediata de um polícia de trânsito, poderá ver o carro bloqueado e posteriormente rebocado. Se estacionar em cima de um passeio, e que impeça a passagem de peões, saiba que se arrisca a pagar uma multa entre 60 e 300 euros.

Estacionar corretamente é uma arte que requer atenção e conhecimento das normas de trânsito. Esse conhecimento evita multas e garante que as vias públicas funcionem de forma eficiente e segura. Veja as principais regras que todo condutor deve conhecer:
A sinalização "pintada” na via (ou passeio) é fundamental para saber onde é permitido estacionar. Por exemplo, as linhas amarelas indicam a proibição de estacionamento ou paragem. Veja a imagem abaixo:

Placas de "Proibido Estacionar" e "Proibido Parar e Estacionar" devem ser rigorosamente respeitadas. São frequentemente encontradas em zonas de alto tráfego ou em áreas residenciais. Veja as sinalizações verticais de estacionamento mais comuns e aquelas a que tem de prestar maior atenção:
Pode consultar toda a sinalização vertical e respetivos significados no documento do IMT.
Estacionar onde não é permitido pode resultar em multas significativas e sanções que afetam não apenas o seu bolso, mas também a sua habilitação para conduzir.
Desde estacionar em passadeiras para peões até ao bloqueio de acessos importantes, saiba que pode ter de pagar uma multa de 60 a 300 euros, perder até dois pontos na carta e, mediante a gravidade do ato, arrisca-se a uma possível inibição de conduzir.
Saiba mais sobre os tipos de multas de estacionamento, valores e como as contestar no nosso artigo.