Quando o calor aperta e o sol não dá tréguas, o carro sente (e bem!). Pintura a perder brilho, estofos desbotados, plásticos rachados e até os pneus podem ficar em risco
Mas dizemos-lhe já que há várias formas de evitar estes danos e manter o carro fresco, bonito e a funcionar em pleno. Leia em seguida.

Estacionar ao sol, especialmente durante várias horas por dia, é uma prática comum mas que pode ter diversos efeitos negativos para o seu carro. Ao longo do tempo, o calor e os raios UV vão desgastando várias partes do automóvel:

Muito óbvio, nós sabemos. Mas é meio caminho andado para evitar estragos. Estacionar em parques cobertos, garagens ou à simples sombra de uma árvore ajuda a manter o carro mais fresco e protegido da radiação direta.
Também é uma dica óbvia, mas ao contrário da anterior não depende de encontrar o lugar certo à hora certa. É uma das soluções mais simples, baratas e também das mais eficazes. O para-sol ajuda a proteger o tablier, o volante e os bancos dianteiros do calor e da luz direta. Existem versões refletoras em alumínio que reduzem significativamente a temperatura interior.
Se não tem hipótese de estacionar num local coberto, use uma capa para o carro. Protege a pintura, os vidros, os plásticos e os pneus dos raios UV, da chuva, da sujidade e da maresia (se vive ou passa férias perto da praia). Existem modelos leves e fáceis de colocar, e outros mais robustos e personalizados.
As películas de vidros automóvel ajudam a bloquear parte da radiação UV e a manter o interior mais fresco, mas é preciso ter cuidado com o que a lei permite. De acordo com o Decreto-Lei n.º 392/2007, os vidros do para-brisas e os vidros laterais dianteiros devem manter, no mínimo, 70% de transmissão luminosa. Por isso, se quiser aplicar películas, escolha um instalador certificado e garanta que o veículo cumpre todos os requisitos legais
Lavar o carro com frequência (à sombra, claro) e aplicar cera de três em três meses cria uma barreira protetora entre a tinta e os raios solares. A cera de carnaúba é uma das opções mais usadas por quem quer manter o brilho e a proteção da pintura.
Os bancos (sobretudo em pele ou napa), o tablier e os plásticos devem ser protegidos com capas ou produtos próprios, como hidratantes à base de silicone. Uma capa para o banco do carro, por exemplo, ajuda a evitar o desgaste provocado pelo sol e pelo calor excessivo ao resguardar os estofos e prolongar a vida útil dos materiais.
As borrachas das portas, janelas e limpa para-brisas também sofrem com o calor. Aplique um renovador de borrachas de vez em quando para manter a flexibilidade e evitar que ressequem ou fiquem coladas.
Com o calor, o ar dentro dos pneus expande-se, aumentando o risco de rebentamento. Verifique a pressão regularmente e mantenha-a dentro dos valores recomendados pelo fabricante. Se possível, use protetores de borracha à base de água para prolongar a durabilidade.
Telemóveis, powerbanks, isqueiros, perfumes, cremes, alimentos... tudo isto pode sofrer com o calor, derreter ou explodir.
Sim, e mais do que se possa imaginar. As altas temperaturas podem comprometer o funcionamento de vários componentes do carro.
O calor excessivo acelera a evaporação de líquidos essenciais como o óleo e o líquido de refrigeração, o que pode levar a sobreaquecimento do motor. Também aumenta o esforço da bateria, especialmente se o ar condicionado estiver sempre ligado. E pneus com pressão desajustada ficam mais vulneráveis a rebentamentos.
Sim, e cada vez mais pessoas se preocupam com isso. A bateria é o coração de um carro elétrico e o calor pode afetar a sua autonomia e vida útil. Veja no nosso artigo como proteger o carro elétrico do calor e quais os cuidados adicionais que deve ter durante o verão.