Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
conduçao defensiva contra o sol - blog caglass
Condução Segura

"Socorro, o sol está a brilhar!" - Dicas para conduzir contra o sol!

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
08 set 2019 | 2 min de leitura

Sabia que aprender a conduzir contra o sol é fundamental para uma condução defensiva? Descubra o porquê neste artigo.

Nós sabemos que é um prazer conduzir com o céu limpo e o sol a brilhar! Mas sabia que conduzir contra o sol pode ser complicado se não tomar as devidas precauções? 
É verdade, quando o sol brilha de forma mais intensa pode não conseguir ver a estrada correctamente, o que pode originar situações mais perigosas. 
A pensar nisso, a Carglass® dá-lhe 4 dicas de condução defensiva para conduzir contra o sol: 

1. Tenha um par de óculos de sol sempre no carro 

A nossa sugestão é que tenha um par de óculos de sol sempre à mão no seu carro quando o sol está mais forte. Guarde no porta luvas, por exemplo. Assim fica sempre prevenido para aparições inesperadas do sol.

2. Certifique-se que tem os vidros limpos 

Sabia que conduzir com o pára-brisas coberto de marcas e sujidade, pode interferir na sua condução? Limpe regularmente os vidros - externa e internamente. Não confie apenas no líquido do limpa pára-brisas para remover as poeiras e outro tipo de impurezas, certifique-se que todos os vidros estão sempre bem limpos. 

3. Utilização de cortinas extensíveis

Imagine que conduz por zonas mais solarengas. De repente, descobre que a sua viseira de protecção não esconde completamente o brilho e a intensidade do sol, o mais provável era ter mais dificuldade em conduzir, certo? Não tem de se preocupar, temos boas notícias para si. Actualmente, pode encontrar em qualquer superfície com equipamentos para automóveis para venda, cortinas de sol extensíveis. Estas cortinas vêm equipadas com ventosas e são de fácil colocação. Contudo, coloque-as apenas nos vidros laterais ou no vidro traseiro, nunca no pára-brisas, é proibido! Há ainda a opção de utilizar um para-sol para carros, que é de fácil utilização e fácil de guardar. 

4. Ajuste a velocidade quando o sol está mais baixo 

Tal como os dias escuros de inverno, o sol baixo é um risco adicional na estrada. Pode impedir que veja outros condutores, obstáculos ou até mesmo sinais de trânsito. Em situações como esta, redobre a atenção e circule com mais precaução. O nosso conselho é de que ajuste a velocidade de forma a conseguir reagir mais rapidamente a situações de perigo. 

Posto isto, óculos de sol postos e vidros limpos? Se sim, está pronto para enfrentar o sol na estrada com segurança e tranquilidade!

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Vidro para-brisas partido? Cuidado, pode dar direito a multa!

Ver artigo

O seu automóvel está em fim de vida? Saiba tudo sobre o abate de carros

Ver artigo

Roubo de catalisadores: O que é e como evitar

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!