Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
franquia-de-seguro-o-que-e-1
Informações Auto

O que é a franquia de seguro automóvel e como funciona?

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
09 de ago 2023 | 3 min de leitura

O mundo dos seguros automóveis pode ser complexo e repleto de termos técnicos, que nem sempre são compreendidos pelos proprietários de veículos. Um desses termos é a "franquia de seguro automóvel". Para quem não está familiarizado com o assunto, a franquia pode parecer um conceito confuso e abstrato. No entanto, entender o que é e como funciona, é essencial para tomar decisões informadas ao contratar um seguro automóvel.

Franquia: o que é e como funciona

A franquia de seguro automóvel refere-se à parte do prejuízo que o segurado é responsável por arcar em caso de sinistro (acidente). Por outras palavras, a seguradora só paga prejuízos a partir de determinado valor e, o montante que ficar abaixo  do valor da franquia, deve ser pago pelo cliente.

A franquia é, assim, uma forma de compartilhar o risco entre o segurado e a seguradora. Ao ter uma franquia na sua apólice, o segurado concorda em assumir uma parte do prejuízo como forma de incentivo à adoção de uma condução responsável e medidas preventivas contra sinistros.

A franquia pode ter várias modalidades de pagamento e funcionamento. Pode funcionar através de um valor fixo ou de uma percentagem do valor do bem segurado, ou do dano a reparar.

Tipos de franquias e como funcionam

Existem dois tipos de franquias de seguro automóvel, cada uma com suas características específicas. Compreender as nuances de cada tipo de franquia é essencial para tomar uma decisão informada ao contratar um seguro automóvel.

Franquia de valor fixo

Aqui, é estipulado um valor fixo, a partir do qual a seguradora comparticipa com as despesas resultantes do sinistro. Até esse valor, cabe ao tomador do seguro assumir a despesa.
  • Exemplo prático: contratou uma franquia do seguro automóvel fixa de 1.000 euros e teve um sinistro cujos danos causados são de 3.000 euros. Neste caso, fica a seu cargo os 1.000 euros e a seguradora terá de contribuir com a quantia em falta para perfazer o total da despesa, no caso, 2.000 euros.

Franquia de valor percentual

Nestes casos, a franquia corresponde a uma percentagem do valor do carro. Esta opção pode ser benéfica, pois tem a vantagem de ir reduzindo ao longo dos anos, à medida que o valor do veículo é atualizado.
  • Exemplo prático: se contratou uma franquia de valor percentual de 2% e o carro está seguro por 10.000 euros, numa despesa de 2.000 euros cabe-lhe o pagamento de 200 euros. À seguradora cabe o restante valor, para perfazer o total dos danos: 1.800 euros.


Como posso saber qual é a minha franquia?

  • Verifique a apólice de seguro: a primeira e mais importante fonte de informações sobre a franquia é a sua apólice de seguro automóvel. Nesse documento, encontrará detalhes específicos sobre a franquia, incluindo o seu valor e como ela é aplicada em diferentes situações. Consulte a apólice e localize a seção que trata das condições gerais do seguro, onde as informações sobre a franquia devem estar presentes.
  • Entre em contato com a seguradora: se não encontrar as informações necessárias na apólice de seguro ou tiver dúvidas, é recomendável entrar em contato diretamente com a seguradora. Para tal, tenha em mãos o número da apólice ou outras informações relevantes para agilizar o processo.
  • Consulte o corretor de seguros: caso tenha contratado o seguro por meio de um corretor, este também é uma fonte confiável para fornecer esclarecimentos adicionais e orientá-lo sobre como a franquia funciona no contexto do seu contrato específico.
  • Acesse a plataforma online da seguradora: algumas seguradoras oferecem aos segurados acesso a uma plataforma online onde é possível visualizar detalhes da apólice, incluindo informações sobre a franquia. Verifique se a sua seguradora possui um portal online para clientes e faça login na plataforma para obter informações precisas sobre a franquia do seu seguro automóvel.

Dicas para contratar o seguro com a melhor franquia

Ao escolher um seguro automóvel, é essencial considerar não apenas as coberturas, mas também a franquia. A franquia adequada pode fazer toda a diferença na sua experiência como segurado.
  • Avalie suas necessidades e riscos: antes de começar a pesquisar seguros para automóveis, faça uma avaliação honesta das suas necessidades e riscos. Considere fatores como o valor do seu carro, frequência de uso, histórico de sinistros e sua capacidade financeira para cobrir a franquia.
  • Compare diferentes seguradoras: não se limite a uma única seguradora e faça uma pesquisa abrangente e compare as diferentes ofertas existentes no mercado. Verifique se a seguradora oferece opções flexíveis de franquia que se ajustem às suas necessidades.
  • Leia atentamente as condições contratuais: antes de assinar qualquer contrato, leia todas as condições contratuais relacionadas à franquia. Verifique se existem cláusulas ocultas ou restrições que possam afetar a sua aplicação.
  • Procure referências e avaliações: pesquise opiniões de outros segurados sobre a seguradora que está a considerar, consulte sites, fóruns e grupos de discussão para obter informações sobre a reputação da seguradora em relação à aplicação da franquia. Isto pode ajudar a identificar seguradoras confiáveis e com bom atendimento ao cliente.
  • Consulte um corretor de seguros: um profissional especializado pode avaliar as suas necessidades, comparar diferentes opções e ajudá-lo a encontrar o melhor seguro com a franquia mais adequada.

Ao entender melhor o conceito de franquia de seguro automóvel, estará mais preparado para avaliar e comparar diferentes opções de seguro, assim como tomar decisões mais informadas sobre qual franquia é mais adequada às suas necessidades e circunstâncias específicas.
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Férias com o seu melhor amigo: dicas para viajar com animais de estimação

Ver artigo

Garantias nos carros usados: o que é, o que diz a lei e como acionar

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!