Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
carro-eletrico-tesla-1
Informações Auto

Sempre quis um Tesla? A Tesla baixou os preços dos carros em Portugal

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
14 mar 2023 | 3 min de leitura


Se é fã da marca de automóveis Americana de Elon Musk, Janeiro começou com boas notícias para si: a Tesla baixou os preços dos seus carros em Portugal.

Sim, confirmamos que leu bem. O novo ano começou e a Tesla, empresa líder na produção de carros elétricos, decidiu iniciá-lo a baixar o preço dos seus dois modelos mais vendidos. O Tesla Model 3 e o Tesla Model Y estão agora significativamente mais baratos. 

As reduções de preço são consideráveis, oscilando entre 3000 euros e 13.000 euros, consoante se trate de um Tesla Model Y, com apenas tração traseira, ou do Tesla Model Y Long Range. Se sempre quis ter um destes modelos, agora é a sua oportunidade!

A fabricante de automóveis liderada por Elon Musk já tinha começado, em dezembro, a fazer descontos substanciais nos veículos vendidos nos Estados Unidos, com quebras de preço a rondar os 7 mil dólares (cerca de 6500 euros).

O que muda nos preços dos dois modelos Tesla?

O Model 3 - anteriormente vendido por 54.990 euros -, vai passar a custar menos 10.000 euros, passando a ser comercializado agora por um preço de 44.990 euros, representando uma redução de 18%. Se formos para a versão Long Range, o novo preço fica nos 52.990 euros e o valor da versão Performance arranca nos 59.990 euros, o que também constitui uma boa redução do valor.

Já para o Tesla Model Y, um SUV de tamanho médio, a redução de preço será menor. Este vê o seu preço reduzido para 46.990 euros, refletindo uma quebra de 6% em relação ao preço anterior de 49.990 euros.

Além destas novidades relativas à baixa de preços dos veículos da Tesla, importa referir que os Model S e Model X já estão disponíveis para encomenda na versão base, em Portugal. Até então (com base no mês de setembro 2022) só estavam disponíveis apenas as versões Plaid, que custavam 141.990 e 145.990 euros, respetivamente.

Consulte os preços na tabela abaixo.


Resposta da Tesla à baixa de preços dos carros

De acordo com um comunicado emitido pela fabricante de automóveis americana, a política de baixar os preços dos dois automóveis Tesla segue em linha com o facto de que "a produção local de veículos continua a aumentar”. "Ganhamos mais economias de escala a nível global”, o que levou a Tesla a decidir "tornar o Model 3 e o Model Y ainda mais acessíveis em toda a EMEA”, região que abarca a Europa, o Médio Oriente e África.

Na Europa, o Model 3 e o Model Y da Tesla têm estado entre os líderes de mercado. Em Portugal, em 2022, o comunicado destaca que o Y foi o modelo BEV (eléctrico a bateria) mais vendido — de acordo com os dados da ACAP - Associação de Automóveis em Portugal -, a Tesla ficou em segundo lugar no que diz respeito às vendas de automóveis 100% eléctricos.

A Tesla destaca ter continuado "a avançar na missão de acelerar a transição do mundo para a energia sustentável”, e orgulha-se de ter superado recordes mundiais de entregas de veículos em 2022. A marca refere ainda que bateu o recorde de vendas global com mais 40% de carros entregues, representando 1,31 milhões de unidades, num ano em que a produção subiu 47% para um total de 1,37 milhões de unidades produzidas.

Juntando esta notícia aos incentivos e apoios do governo português à compra de carros elétricos, esta é sem dúvida uma boa oportunidade caso queira comprar um Tesla.




Guerra de preços nos carros elétricos

A resposta da concorrência a esta descida de preços por parte da Tesla não se poderia fazer tardar e a primeira marca a manifestar-se foi a Ford. A fabricante norte-americana baixou, em média, o preço do modelo elétrico Mustang Mach-E em 4.500 dólares. 

Seguiram-se marcas como Xpeng Motors e AITO, marcas chinesas, mercado onde as baixas de preços por parte da Tesla já se fizeram sentir. Para dar resposta, a fabricante chinesa Xpeng atualizou a baixa o preço dos seus modelos elétricos, mas apenas no mercado doméstico. A AITO, também decidiu baixar os preços dos seus modelos elétricos M5 e M7 e, ao contrário da Tesla, diz que irá enviar uma prenda de valor superior ao da redução de preço para todos os clientes que compraram carros nas semanas anteriores a esta atualização, além de pontos que podem ser trocados por produtos Huawei, e uma extensão de garantia para oito anos.
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Declaração amigável: tudo o que precisa de saber

Ver artigo

Legalizar carros importados: passo a passo

Ver artigo

Carta de condução brasileira em Portugal: tudo o que precisa de saber

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!