Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
carro-eletrico-tesla-1
Informações Auto

Sempre quis um Tesla? A Tesla baixou os preços dos carros em Portugal

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
14 mar 2023 | 3 min de leitura


Se é fã da marca de automóveis Americana de Elon Musk, Janeiro começou com boas notícias para si: a Tesla baixou os preços dos seus carros em Portugal.

Sim, confirmamos que leu bem. O novo ano começou e a Tesla, empresa líder na produção de carros elétricos, decidiu iniciá-lo a baixar o preço dos seus dois modelos mais vendidos. O Tesla Model 3 e o Tesla Model Y estão agora significativamente mais baratos. 

As reduções de preço são consideráveis, oscilando entre 3000 euros e 13.000 euros, consoante se trate de um Tesla Model Y, com apenas tração traseira, ou do Tesla Model Y Long Range. Se sempre quis ter um destes modelos, agora é a sua oportunidade!

A fabricante de automóveis liderada por Elon Musk já tinha começado, em dezembro, a fazer descontos substanciais nos veículos vendidos nos Estados Unidos, com quebras de preço a rondar os 7 mil dólares (cerca de 6500 euros).

O que muda nos preços dos dois modelos Tesla?

O Model 3 - anteriormente vendido por 54.990 euros -, vai passar a custar menos 10.000 euros, passando a ser comercializado agora por um preço de 44.990 euros, representando uma redução de 18%. Se formos para a versão Long Range, o novo preço fica nos 52.990 euros e o valor da versão Performance arranca nos 59.990 euros, o que também constitui uma boa redução do valor.

Já para o Tesla Model Y, um SUV de tamanho médio, a redução de preço será menor. Este vê o seu preço reduzido para 46.990 euros, refletindo uma quebra de 6% em relação ao preço anterior de 49.990 euros.

Além destas novidades relativas à baixa de preços dos veículos da Tesla, importa referir que os Model S e Model X já estão disponíveis para encomenda na versão base, em Portugal. Até então (com base no mês de setembro 2022) só estavam disponíveis apenas as versões Plaid, que custavam 141.990 e 145.990 euros, respetivamente.

Consulte os preços na tabela abaixo.


Resposta da Tesla à baixa de preços dos carros

De acordo com um comunicado emitido pela fabricante de automóveis americana, a política de baixar os preços dos dois automóveis Tesla segue em linha com o facto de que "a produção local de veículos continua a aumentar”. "Ganhamos mais economias de escala a nível global”, o que levou a Tesla a decidir "tornar o Model 3 e o Model Y ainda mais acessíveis em toda a EMEA”, região que abarca a Europa, o Médio Oriente e África.

Na Europa, o Model 3 e o Model Y da Tesla têm estado entre os líderes de mercado. Em Portugal, em 2022, o comunicado destaca que o Y foi o modelo BEV (eléctrico a bateria) mais vendido — de acordo com os dados da ACAP - Associação de Automóveis em Portugal -, a Tesla ficou em segundo lugar no que diz respeito às vendas de automóveis 100% eléctricos.

A Tesla destaca ter continuado "a avançar na missão de acelerar a transição do mundo para a energia sustentável”, e orgulha-se de ter superado recordes mundiais de entregas de veículos em 2022. A marca refere ainda que bateu o recorde de vendas global com mais 40% de carros entregues, representando 1,31 milhões de unidades, num ano em que a produção subiu 47% para um total de 1,37 milhões de unidades produzidas.

Juntando esta notícia aos incentivos e apoios do governo português à compra de carros elétricos, esta é sem dúvida uma boa oportunidade caso queira comprar um Tesla.




Guerra de preços nos carros elétricos

A resposta da concorrência a esta descida de preços por parte da Tesla não se poderia fazer tardar e a primeira marca a manifestar-se foi a Ford. A fabricante norte-americana baixou, em média, o preço do modelo elétrico Mustang Mach-E em 4.500 dólares. 

Seguiram-se marcas como Xpeng Motors e AITO, marcas chinesas, mercado onde as baixas de preços por parte da Tesla já se fizeram sentir. Para dar resposta, a fabricante chinesa Xpeng atualizou a baixa o preço dos seus modelos elétricos, mas apenas no mercado doméstico. A AITO, também decidiu baixar os preços dos seus modelos elétricos M5 e M7 e, ao contrário da Tesla, diz que irá enviar uma prenda de valor superior ao da redução de preço para todos os clientes que compraram carros nas semanas anteriores a esta atualização, além de pontos que podem ser trocados por produtos Huawei, e uma extensão de garantia para oito anos.
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Quem pode conduzir carros da empresa? Conheça os requisitos

Ver artigo

Garantias nos carros usados: o que é, o que diz a lei e como acionar

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!