Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
mão-segura-planeta-terra-sustentabilidade
Condução Segura

Como diminuir a emissão de CO2 nos automóveis: 7 dicas úteis

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
13 mar 2023 | 4 min de leitura

A emissão de dióxido de carbono (CO2) devido aos automóveis é um problema ambiental crescente que precisa ser abordado. Neste artigo, fique a conhecer algumas dicas de como diminuir a emissão de CO2 do seu automóvel.

No que diz respeito às questões ambientais, não há dúvida de que existe uma urgência em entender como podemos reduzir a poluição automóvel e como podemos tornar a mobilidade urbana mais sustentável. A emissão de gases poluentes dos carros a gasóleo ou gasolina está entre as principais causas de poluição atmosférica no mundo.  

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a má qualidade do ar causa a morte prematura a cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo. Portanto, esta deterioração da qualidade do ar é tão prejudicial para o meio ambiente quanto para nós. 

Para um futuro sustentável são diversas as práticas que podemos adotar para diminuir a pegada ambiental do nosso automóvel.

Como diminuir a poluição dos carros: Dicas sustentáveis

1. Manutenção do carro em dia

Certas peças e componentes essenciais do seu carro influenciam diretamente o seu consumo e emissão de gases poluentes. Manter o carro com as revisões em dia e com os pneus calibrados, por exemplo, ajuda a maximizar a eficiência do combustível e, portanto, a diminuir as emissões de CO2 do seu automóvel.

2. Pratique uma condução mais económica

O estilo de condução influencia o consumo de um automóvel. Conduzir de forma suave, privilegiando uma condução defensiva e evitando acelerações rápidas e desacelerações bruscas, é a forma mais simples de reduzir consumos e, por consequência, a poluição automóvel.

3. Prefira combustíveis aditivados

Utilize combustíveis com aditivos que ajudam a maximizar a eficiência do combustível e a diminuir as emissões de CO2. Os combustíveis aditivados proporcionam mais quilómetros e ajudam a limpar os resíduos acumulados no motor e nos filtros. Certifique-se de escolher um aditivo confiável e aprovado pelos fabricantes de veículos, para garantir o melhor desempenho e a máxima eficiência.

4. Privilegie os transportes públicos

Sempre que lhe for possível, opte por andar de transportes públicos. Estes continuam a ser a melhor alternativa para reduzir a poluição automóvel. A consciencialização para a pegada ambiental tem também englobado as grandes empresas de transportes públicos, que têm vindo a modernizar e equipar as suas frotas de meios mais sustentáveis. Assim sendo, se a sua cidade tem uma boa rede de transportes públicos, privilegie o recurso à mesma.

Ainda, se a distância para onde se quer deslocar não for muito grande, e se as condições assim o permitirem, pondere ir a pé.

5. Explore a mobilidade partilhada

Embora ainda não seja algo muito visto em Portugal, a mobilidade partilhada pode ser uma ajuda no que diz respeito à diminuição da emissão de CO2 e a poluição automóvel. Ao utilizar um serviço de car sharing, fica livre da necessidade de aquisição de uma viatura - o que lhe poupa muitos gastos e responsabilidades -, conduz apenas um automóvel pelo tempo que necessita e pode dividir os custos da viagem com os restantes passageiros. 

6. Use o ar condicionado com moderação

Sabemos que esta pode ser difícil de cumprir, mas o ar-condicionado requer energia adicional do motor para funcionar, o que aumenta o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO2 do automóvel, portanto é importante usá-lo de forma consciente e moderada. Por isso, evite usar o ar-condicionado em viagens curtas ou em dias com temperaturas mais amenas, como durante a primavera e outono. Em vez disso, abra as janelas para permitir que o ar fresco entre e mantenha o interior do carro agradável.

7. Opte por carros 100% elétricos

Se está a pensar em trocar de carro, seria interessante considerar a compra de um carro 100%  elétrico. Seja a gasóleo, gasolina ou GPL, um automóvel a combustão é mais poluente do que uma opção elétrica. 

Em alternativa poderá, ainda, considerar um híbrido plug-in (PHEV). Embora este último ainda contribua para a poluição automóvel, emite menos CO2 do que um carro convencional. 



Calculadoras de CO2

Atualmente, existem várias calculadoras de emissão de CO2 disponíveis, seja em website como em aplicações para dispositivos móveis. Estas ferramentas são projetadas para ajudar a entender a pegada de carbono de cada um e avaliar a quantidade de gases de efeito estufa que estão a emitir na sua rotina diária. Ao fornecer as informações pedidas, podem obter uma estimativa precisa da sua emissão de dióxido de carbono e tomar medidas para reduzi-la. Além disso, muitas dessas calculadoras fornecem recomendações e dicas para ajudar a tomar decisões mais verdes e proteger o meio ambiente.

São exemplos dessas calculadoras online a Calculadora de CO2 da Idesam, a Calculadora de Carbono da Oeste Sustentável e a Calculadora do Crédito de Pegada Climática do Agrícola. No que diz respeito às apps, se o seu dispositivo móvel for Android, poderá fazer download da Calculadora de CO2, da 2zero - The CO2 calculator e da Carbon Footprint & CO2 Tracker. Se o sitema operativo do seu dispositivo móvel dor iOS, poderá apenas fazer download da 2zero - The CO2 calculator e da Carbon Footprint & CO2 Tracker.

Carros elétricos e híbridos: uma solução global

Os carros elétricos e híbridos são vistos como uma solução global para a redução das emissões de CO2. Estes veículos funcionam com a combinação de baterias elétricas e motores a combustão ou apenas com baterias elétricas, o que significa que emitem significativamente menos CO2 do que os carros a gasolina ou diesel tradicionais.

Carros elétricos

Estes veículos são alimentados por baterias que podem ser recarregadas em casa ou em estações de carregamento público e não libertam gases poluentes na atmosfera enquanto estão em funcionamento. Além disso, muitos países estão a investir em fontes de energia renovável, como a energia solar e eólica, para alimentar as estações de carregamento de carros elétricos. Ainda, o estado português tem dado diversos incentivos à compra deste tipo de veículo, de modo a fomentar a mobilidade elétrica.

Carros híbridos

Estes veículos híbridos combinam um motor a combustão com uma bateria elétrica para fornecer energia. Eles podem funcionar apenas com a bateria elétrica em velocidade reduzida e/ou em acelerações suaves, o que significa que podem ser muito mais eficientes do que os carros convencionais (apenas a combustão). Quando a bateria estiver esgotada, o motor a combustão entra em ação para fornecer energia adicional.

À medida que a tecnologia avança e a infraestrutura de carregamentos se desenvolve, espera-se que esses veículos se tornem cada vez mais acessíveis e populares.

Importância da mobilidade urbana sustentável

A mobilidade urbana sustentável é uma questão crucial na luta contra as mudanças climáticas. Com a população mundial cada vez mais concentrada nas cidades, a procura por meios de transporte eficientes torna-se imperativo. As cidades precisam encontrar soluções de mobilidade que sejam economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente sustentáveis.

A mudança para veículos elétricos e híbridos, assim como o aumento do uso de bicicletas, de transportes públicos e da mobilidade partilhada, pode ajudar a diminuir significativamente as emissões de CO2. Adicionalmente, a implementação de infraestruturas como ciclovias, assim como a promoção da caminhada, podem também melhorar a qualidade do ar e a saúde pública, além de criar comunidades mais conectadas e ativas.

Compromisso da Carglass® para com o meio ambiente 

A sustentabilidade e preservação do meio ambiente é um compromisso do qual a Carglass® está consciente e pelo qual se rege e atua. Reciclar e reduzir a pegada ecológica são as nossas palavras de ordem. Sempre que possível, recomendamos aos nossos clientes a solução de reparação que, além de mais económica, é amiga do ambiente, pois evitamos a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

Simultaneamente, temos vindo a implementar medidas de redução de emissões de CO2 provenientes de fontes diretas e indiretas e tratamos de todos os resíduos produzidos e asseguramos a sua reciclagem.
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Como mudar o registo de propriedade automóvel?

Ver artigo

Segurança ativa e segurança passiva: compreenda as diferenças

Ver artigo

Evite infrações! Saiba como renovar a carta de condução

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!