Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
carro-hibrido-solucao-verde
Tecnologia automóvel

O que ter em conta na hora de comprar um carro híbrido?

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin

22 dez 2021 | 4 min de leitura


Na hora escolher um novo carro, deve ter em consideração qual será a melhor opção para si. Neste momento, existem várias modalidades por onde escolher, com diferentes vantagens e desvantagens:

  • Carro a diesel

  • Carro a gasolina

  • Carro híbrido

  • Carro híbrido plug-in

  • Carro Elétrico

Os carros com motorização exclusiva de combustíveis fósseis ainda detêm a maior fatia de vendas em Portugal. Ainda assim, outras opções mais sustentáveis e amigas do ambiente têm vindo a ganhar terreno.

O carro híbrido foi a primeira solução "verde” a aparecer neste setor, seguindo-se o carro híbrido plug-in. 


Como funciona um carro híbrido?


Um carro híbrido funciona através de 2 tipos de energia:

  • Motor a combustão (gasolina)

  • Motor elétrico




Ambos os motores se auxiliam entre si de diferentes formas. O motor elétrico carrega-se enquanto o carro estiver em movimento com o motor a combustão, e o motor de combustão apoia-se no motor elétrico, para aumentar a potência e diminuir consumos e emissões de gases poluentes como o CO2.

Para além disso, o facto do motor a combustão no carro híbrido ser bem mais pequeno do que num carro comum, a diesel ou gasolina, faz com que se reduza significativamente os valores de dióxido de carbono lançados para a atmosfera.


E qual é a diferença entre um carro híbrido e um carro híbrido plug-in?



Um carro híbrido plug-in tem duas grandes inovações relativamente ao carro híbrido:

  • Tem mais autonomia de motor elétrico - cerca de 50km diários

  • O carregamento pode ser feito diretamente numa fonte elétrica, sem recurso ao motor de combustão

Esta opção tem sido a preferida de muitos condutores entre a categoria dos híbridos. Os referidos 50km diários permitem ter, de forma regular, uma condução sustentável a nível ambiental, e por outro lado, em viagens mais longas não terá a preocupação de carregar o motor elétrico, porque existe um total auxílio do motor a combustível.


Vantagens e desvantagens dos carros híbridos


Existem algumas vantagens e desvantagens associadas a este tipo de veículos:


Vantagens

  1. Melhor performance: o motor elétrico confere uma aceleração mais imediata, pelo que o motor de combustão não necessita de se esforçar tanto. Por outro lado, se for necessária mais potência, o motor elétrico consegue auxiliar-se da força do motor de combustão.


  1. Baixas emissões CO2: esta sinergia entre motores, e o facto do motor de combustão ser mais pequeno do que em carros a diesel ou gasolina, permite reduzir o impacto no meio ambiente.


  1. Baixo consumo: aqui também a combinação dos motores permite uma maior moderação na utilização do combustível, contribuindo para a poupança face a um carro a diesel ou gasolina.


  1. Baixo ruído: por possuir um motor elétrico que é mais silencioso que um de combustão


  1. Benefícios fiscais: têm existido cada vez mais benefícios fiscais para este tipo de veículos, como a redução do imposto sobre o veículo para 60%.


Desvantagens

  1. Preço: Apesar dos benefícios fiscais, o preço de um carro híbrido continua a ser uma das principais desvantagens deste tipo de veículos.


  1. Bateria: A baixa autonomia da bateria é um factor que tem vindo a ser trabalhado, contudo no momento presente é uma desvantagem ainda. Para além disso, a própria manutenção destas baterias mais sofisticadas acarreta também um custo superior. 


Na hora de comprar um novo carro, pense nas várias opções e pese as vantagens e desvantagens de ter um carro híbrido para tomar a melhor decisão. Não se esqueça que, a preservação do ambiente deverá ser uma preocupação a nível global, garantido assim que as gerações futuras possam usufruir dos recursos naturais que reunimos atualmente.


Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Microcarros: o que são e qual a habilitação para os conduzir?

Ver artigo

Assistente de faixa de rodagem: o que é e como funciona?

Ver artigo

Conheça os 10 carros mais rápidos do mundo

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!