Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
carro-hibrido-solucao-verde
Tecnologia automóvel

O que ter em conta na hora de comprar um carro híbrido?

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin

10 mai 2024 | 4 min de leitura


Na hora escolher um novo carro, deve ter em consideração qual será a melhor opção para si. Neste momento, existem várias modalidades por onde escolher, com diferentes vantagens e desvantagens:

  • Carro a diesel;

  • Carro a gasolina;

  • Carro híbrido;

  • Carro híbrido plug-in;

  • Carro Elétrico.


Os carros com motorização exclusiva de combustíveis fósseis ainda detêm a maior fatia de vendas em Portugal. Ainda assim, outras opções mais sustentáveis e amigas do ambiente têm vindo a ganhar terreno.

O carro híbrido foi a primeira solução "verde” a aparecer neste setor, seguindo-se o carro híbrido plug-in. 


Como funciona um carro híbrido?


Um carro híbrido funciona através de 2 tipos de energia:

  • Motor a combustão (gasolina ou gasóleo);

  • Motor elétrico.




Ambos os motores se auxiliam entre si de diferentes formas. O motor elétrico carrega-se enquanto o carro estiver em movimento com o motor a combustão, e o motor de combustão apoia-se no motor elétrico, para aumentar a potência e diminuir consumos e emissões de gases poluentes como o CO2.

Para além disso, o facto do motor a combustão no carro híbrido ser bem mais pequeno do que num carro comum, a diesel ou gasolina, faz com que se reduza significativamente os valores de dióxido de carbono lançados para a atmosfera.


E qual é a diferença entre um carro híbrido e um carro híbrido plug-in?




Um carro híbrido plug-in tem duas grandes inovações relativamente ao carro híbrido:

  • Tem mais autonomia de motor elétrico - cerca de 50km diários
  • O carregamento pode ser feito diretamente numa fonte elétrica, sem recurso ao motor de combustão

Esta opção tem sido a preferida de muitos condutores entre a categoria dos híbridos. Os referidos 50 km a 100 km diários permitem ter, de forma regular, uma condução sustentável a nível ambiental, e por outro lado, em viagens mais longas não terá a preocupação de carregar o motor elétrico, porque existe um total auxílio do motor a combustível.


Vantagens e desvantagens dos carros híbridos


Existem algumas vantagens e desvantagens associadas a este tipo de veículos:


Vantagens

  1. Melhor performance: o motor elétrico confere uma aceleração mais imediata, pelo que o motor de combustão não necessita de se esforçar tanto. Por outro lado, se for necessária mais potência, o motor elétrico consegue auxiliar-se da força do motor de combustão.


  1. Baixas emissões CO2: esta sinergia entre motores, e o facto do motor de combustão ser mais pequeno do que em carros a diesel ou gasolina, permite reduzir o impacto no meio ambiente.


  1. Baixo consumo: aqui também a combinação dos motores permite uma maior moderação na utilização do combustível, contribuindo para a poupança face a um carro a diesel ou gasolina.


  1. Baixo ruído: por possuir um motor elétrico que é mais silencioso que um de combustão


  1. Benefícios fiscais: têm existido cada vez mais benefícios fiscais para este tipo de veículos, como a redução do imposto sobre o veículo para 60%. Contudo, no que diz respeito ao IUC, os automóveis híbridos pagam exatamente as mesmas taxas dos veículos movidos a combustão, e não existe também nenhuma distinção entre híbridos e híbridos plug-in. 


Desvantagens

  1. Preço: Apesar dos benefícios fiscais, o preço de um carro híbrido continua a ser uma das principais desvantagens deste tipo de veículos.


  1. Bateria: A baixa autonomia da bateria é um fator que tem vindo a ser trabalhado, contudo no momento presente é uma desvantagem ainda. Para além disso, a própria manutenção destas baterias mais sofisticadas acarreta também um custo superior.

  2. Manutenção: Embora os motores a combustão nos carros híbridos não façam um esforço tão grande quanto nos veículos tradicionais, a introdução de novos componentes aumenta os custos de manutenção, especialmente inflacionados pelas baterias, podendo tornar-se algo bastante dispendioso.



Faça as perguntas certas

Acima de tudo, tenha em consideração a conveniência e o seu estilo de vida. Para que tipo de viagens precisará do carro? São percursos maioritariamente citadinos? Quais são as suas necessidades de espaço de carga? Qual o seu orçamento para a manutenção do veículo? Qual é a disponibilidade de estações de carregamento elétrico na sua área de residência?


Na hora de escolher um novo carro, pense nas várias opções e pese as vantagens e desvantagens de ter um carro híbrido para tomar a melhor decisão. Não se esqueça que, a preservação do ambiente deverá ser uma preocupação a nível global, garantindo assim que as gerações futuras possam usufruir dos recursos naturais que reunimos atualmente.


Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Carros chineses: o novo rosto da mobilidade elétrica em Portugal

Ver artigo

Conheça os 10 carros mais rápidos do mundo

Ver artigo

Advanced Driver Assistance Systems - Conduzir nunca foi tão seguro

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!