Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
Manutenção do Carro

11 Dicas de higienizar o seu carro

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Atualizado a 08 dez 2023 | 4 min de leitura

A desinfeção do veículo é um aspecto da manutenção automóvel frequentemente subestimado, mas que desempenha um papel fundamental na garantia da saúde e bem-estar de seus ocupantes, além de contribuir para a preservação do valor do seu investimento.

Mas, a importância da higienização do seu carro vai muito além de uma mera questão estética: envolve a eliminação de ameaças invisíveis, como bactérias, vírus e alérgenos que podem acumular-se no interior do veículo. Conheça a importância da higienização do seu automóvel, assim como higienizar corretamente todos os elementos do seu veículo.


Por que devo desinfectar o meu carro? Entenda a importância

Higienizar o seu carro é um investimento que compensa de inúmeras maneiras. Listamos-lhe algumas razões pelas quais você deve considerar seriamente sua importância.
  • Saúde dos ocupantes: A higienização regular do veículo ajuda a reduzir a presença de bactérias, vírus e alérgenos no interior do carro, proporcionando um ambiente mais saudável para o condutor e passageiros.
  • Prevenção de odores desagradáveis: A limpeza e a desinfecção adequadas podem eliminar odores desagradáveis causados por mofo, suor, comida e outros fatores, o que tornará as suas viagens mais agradáveis.
  • Preservação do valor do veículo: A manutenção regular, incluindo a higienização, ajuda a preservar a estética e o valor de revenda do automóvel.
  • Aumento da segurança: Vidros e espelhos limpos garantem uma visibilidade mais clara, melhorando a segurança nas estradas.
  • Longevidade dos materiais internos: A remoção da sujidade e resíduos evita o desgaste prematuro dos estofos, painéis e revestimentos internos, prolongando a vida útil do seu veículo.
  • Melhor experiência de condução: Um carro limpo e higienizado proporciona uma experiência de condução mais agradável, criando um ambiente confortável e acolhedor.

11 dicas a ter em atenção ao higienizar o seu carro

Antes de começarmos, saiba que: é imprescindível a utilização de luvas. Não só por causa dos produtos que lhe podem irritar a pele, mas também porque vai estar em contacto com várias superfícies diferentes. 

1. Volante

O volante é, muito provavelmente, o sítio onde mais colocamos as nossas mãos enquanto conduzimos. Requer, portanto, um cuidado especial. Opte por um pano humedecido com água morna para uma primeira passagem. Para a segunda, escolha um desinfetante ou um dos produtos com que, normalmente, limpa o painel. Higienize esta zona com alguma frequência. 

2. Estofos 

Os maiores problemas podem estar aqui. Gordura, pelos de animais, cabelos e restos de comida são apenas alguns exemplos. Se tiver um aspirador, já está minimamente preparado para esta tarefa. Vai conseguir eliminar todos os resíduos visíveis. Para uma limpeza mais eficiente, use pincéis para chegar às zonas às quais o aspirador não tem acesso. Para finalizar, com um pano de microfibras ou, em alternativa, uma simples toalha, remova possíveis manchas com produtos específicos em movimentos circulares.  

3. Painel 

Se há local onde o pó gosta de se agarrar, este é um deles. Além disso, os painéis são superfícies com muitas reentrâncias, compartimentos e frisos, o que requer especial atenção da nossa parte. Inicie com um pano seco para retirar o pó. Use um pincel para chegar aos locais mais remotos. Finalize com um pano húmido. Se desejar, utilize um produto para higienizar, mas só os devidamente recomendados. 

4. Tapetes 

É na parte inferior do automóvel que se acumula a maior parte dos resíduos, principalmente os mais visíveis. Comece por retirar os tapetes e sacudi-los longe do veículo. Passe-lhes uma escova de cerdas duras para que possa eliminar as poeiras mais persistentes e deixe-os ao sol para arejar. 

5. Chão 

Aspirar é o primeiro passo para uma higienização competente. Numa segunda fase, escolha um detergente adequado (sabão em pó também resulta) e com uma escova de cerdas macias esfregue cuidadosamente toda a zona.  

6. Teto  

Muitos de nós acabamos a ignorá-lo quando procedemos à limpeza do interior do automóvel. Aspire-o. Pode não fazer sentido, mas acredite que é a forma mais eficaz de eliminar a maior parte das substâncias acumuladas. Com muito cuidado e em quantidades menores, pode também passar um pano com os produtos utilizados nos estofos.  

7. Portas 

O interior das portas levanta muitas questões, porque, muitas vezes, são compostas por materiais muito diferentes. Apesar de ser um trabalho de paciência, utiliza técnicas e produtos distintos e adequados aos materiais. 

8. Vidros 

Numa primeira passagem, utilize um pano de microfibras seco para retirar o pó. Depois recomenda-se um produto comum, o limpa-vidros. 

9. Bagageira 

Retire tudo do seu interior e aspire com muita minúcia e detalhe. Acha que já está? Volte a aspirar. Neste espaço transportamos os mais diversos objetos, de origens muito distintas. Todo o cuidado é pouco. Quando terminar, deixe aberta para arejar. 

10.  Manutenção 

Manter o nosso automóvel devidamente higienizado diminui o risco de acumulação de bactérias e ácaros que podem fragilizar o nosso sistema imunitário. Higienize o volante e sacuda os tapetes com frequência para evitar um excessivo acúmulo de resíduos.

11. Desinfeção das condutas do ar condicionado 

As condutas de ar condicionado têm como principal função controlar a temperatura, a ventilação, a humidade e a qualidade do ar dentro do seu carro. Quanto mais limpo estiver o habitáculo e as condutas do ar condicionado do automóvel, mais conforto e bem-estar terá na condução.

A limpeza do ar condicionado do carro vai permitir refrescar o habitáculo nos dias mais quentes e ajuda a manter os vidros desembaciados nos dias frios e com chuva. Para garantir esta limpeza é aconselhada a higienização pelo menos uma vez por ano, que actua em todo o circuito de climatização.

Desinfeção Carglass®

Na Carglass®, fazemos a desinfeção do habitáculo em apenas 15 minutos. O serviço de higienização de carros consiste na desinfeção de todo o habitáculo e purificação do ar, através da eliminação de pó, fungos, ácaros, vírus e bactérias, permitindo respirar melhor e aumentando a vida útil do seu veículo. Incluí ainda a aspiração e limpeza dos vidros.

Torne o seu automóvel num local seguro. E não se esqueça: todos os pormenores contam!

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Como reparar o vidro partido do carro? Conheça o processo

Ver artigo

Volante bimassa: o que é e para que serve

Ver artigo

As férias acabaram? Não se esqueça de fazer uma revisão ao seu carro!

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!