Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
cuidados escovas limpa pára-brisas
Manutenção do Carro

Cuidados a ter com as escovas limpa pára-brisas

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
25 mar 2021 | 5 min de leitura

As escovas limpa pára-brisas são um elemento fundamental do veículo. Não só melhoram a visibilidade na condução, como evitam riscos no vidro do pára-brisas e ainda diminuem a fadiga ao volante. 
Em média, uma escova limpa pára-brisas tem uma vida útil de 6 a 12 meses, no entanto, de forma a garantir a sua segurança, deve ter em conta alguns cuidados de manutenção e verificá-las periodicamente.

Como limpar as escovas limpa pára-brisas?

A limpeza das escovas é um truque bastante eficaz para quem quer evitar o desgaste rápido das mesmas. Em primeiro lugar, aconselhamos que coloque as escovas de forma a ficarem perpendiculares ao vidro, para que assim consiga ter acesso a todas as zonas que precisa de limpar.

De seguida, pode utilizar papel de jornal, ou um pano de limpeza, com água morna e um pouco de detergente (deve evitar detergentes abrasivos para não danificar os materiais). Durante a limpeza, certifique-se que todas as zonas da escova ficam limpas, ou seja, desde o braço articulado até à dobradiça. 

Repita o processo até eliminar todos os detritos que as escovas acumularam ao longo do tempo. Assim consegue evitar que estes endureçam, provocando riscos no pára-brisas ou barulhos indesejados durante o funcionamento das escovas.

Qual a importância do líquido do limpa vidros?

O líquido do limpa vidros também desempenha um papel importante na manutenção das escovas e durante a condução. A partir das suas propriedades de limpeza, ajuda a garantir as melhores condições do pára-brisas e das escovas limpa vidros.
 
cuidados a ter com as escovas

É importante que escolha o líquido adequado ao seu veículo e para as condições de condução que vai enfrentar. Sabia que existem líquidos apropriados para o inverno, o verão, ou até mesmo para os dias de chuva?

Realçamos que deve utilizar líquidos específicos para a função, uma vez que outros podem congelar ou danificar a borracha das escovas limpa vidros.

Se quiser saber como deve colocar o líquido limpa vidros no depósito consulte o nosso artigo sobre esse tema aqui.

Como saber se as escovas limpa pára-brisas têm de ser substituídas?

Quando foi a última vez que trocou as escovas limpa vidros do seu carro? Ainda se recorda? Se foi há relativamente pouco tempo (até 1 ano), com este artigo já sabe como deve tratar da manutenção das mesmas.


Caso tenha sido há mais de 1 ano (ou se já nem se recorda) … o mais provável é ter de trocar! Para verificar, veja se o pára-brisas fica bem limpo, ou se quando aciona as escovas estas fazem ruídos. Se estas características se confirmam, chegou a hora de escolher umas escovas novas.

escolher as escovas

Como escolher e substituir as escovas limpa pára-brisas?

Existem vários modelos de escovas limpa vidros disponíveis no mercado, quais as melhores para o seu carro? Na hora de escolher umas novas escovas limpa pára-vidros a nossa dica é que siga o conselho dos nossos profissionais.

No nosso serviço temos à sua disposição a avaliação do estado das escovas, a substituição das escovas antigas e a montagem das novas escovas.

Se ainda questiona "porquê a Carglass®?”, saiba que efetuamos este serviço em apenas 15 minutos e temos ao seu dispor toda a gama de escovas limpa vidros da Bosch.

As escovas limpa vidros mantêm o seu veículo seguro. Siga as nossas dicas para a manutenção das escovas do pára-brisas e se for necessário substituir, faça aqui a sua marcação.

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Volante bimassa: o que é e para que serve

Ver artigo

Radiadores: o que são, como funcionam e a importância da manutenção

Ver artigo

Como saber se tenho cobertura de quebra isolada de vidros?

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!