Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
tecnologia automovel
Tecnologia automóvel

Os novos para-brisas 3D com realidade aumentada!

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
01 out 2019 | 3 min de leitura

A tecnologia vai permitir aplicar a realidade aumentada nos para-brisas. Conheça neste artigo os benefícios da sua inclusão no seu para-brisas. Surpreenda-se! 

A maneira como os condutores e os passageiros de um carro recebem informações visuais durante a condução vai mudar bastante nos próximos anos. Esses avanços acompanharão em paralelo o desenvolvimento de novos sistemas de assistência à condução e sistemas de direcção autónomos, como é o caso do ADAS. 

Nesta evolução, os para-brisas 3D vão ganhar uma especial preponderância. Além de terem o objectivo de oferecer protecção e transparência, suportarem as câmaras e sensores ADAS, e apoiarem o sistema airbag do passageiro, vão ser extremamente importantes para a condução. 

E porquê? A resposta é garantir ainda mais segurança aos condutores. 

Com efeito, sabia que 90% das informações que recebemos enquanto conduzimos atingem o cérebro através da visão? Como condutores, temos que ter em atenção às direções do nosso percurso, circunstâncias do trânsito e até à própria manutenção dos nossos veículos. E é aqui que entra a realidade aumentada (3D) e os gráficos tridimensionais que vão ajudar os condutores a realizar estas tarefas, com o objetivo de garantir a total segurança rodoviária. Saiba agora como!  

Para-brisas com ecrãs 3D 

Os sistemas tridimensionais de visualização permitem uma melhor estruturação da informação e facilitam a compreensão dos elementos espaciais. Podem ser utilizados ​​tanto no Head-up Display do para-brisas, como painel de controlo. Um recente estudo da empresa de software alemã Nora Broy (‘Stereoscopic 3D user interfaces exploring the potentials and risks of 3D displays in cars’) assegura que a tecnologia 3D antecipa melhor as reacções do condutor perante os imprevisto. O 3D permite ainda uma tradução fácil entre o mundo real e o virtual. Os sinais e a distância do veículo da frente são transmitidos de forma intuitiva. 
Para além disso, o 3D permite uma tradução fácil entre o mundo real e o 3D virtual. Desta forma, os sinais de navegação e a distância com o veículo mais próximo são transmitidos intuitivamente. O condutor não se vai confundir quando mudar de direcção, uma vez que o para-brisas transmite em ambiente real a direcção através do ecrã 3D. 

Nos vários testes que as marcas estão a realizar com protótipos, a visualização em três dimensões está a ajudar o condutor a reincorporar-se na tarefa de conduzir num carro autónomo de nível 3 (carro autónomo ajudado pelo condutor de forma pontual). Se o veículo suportar vários modos de automação, o interface do usuário deve transmitir uma comunicação clara e completa do modo de automação atual: o condutor precisa de uma representação explícita de suas responsabilidades actuais e do veículo. 

Já num carro completamente autónomo (nível 5), os ecrãs 3D podem oferecer a todos os ocupantes uma melhor experiência de imersão em jogos e filmes, bem como interacção. Vários fabricantes de automóveis estão mesmo a desenvolver este tipo de funcionalidades para transmitir em segurança e em tempo real para todos os passageiros do veículo, incluindo o condutor!

Integração de realidade aumentada 

As marcas de automóveis, além dos fabricantes de ecrãs, incluindo a Apple, estão a trabalhar em para-brisas que permitam integrar elementos digitais que complementem a realidade que vemos através da nossa visão. Essa realidade aumentada vai permitir que um mundo de sinais, alertas e indicações seja exibido em frente ao condutor. Até ao momento, as patentes registadas pela Apple especificam a possibilidade de realizar chamadas pelo FaceTime entre dois carros autónomos. 

Para tudo isto acontecer num futuro próximo, os desenvolvimentos da visão 3D e da realidade aumentada seguem em paralelo, espera-se que num período de 5 anos estas duas tecnologias sejam disponibilizadas para venda ao público! 

Assim, toda a informação e controlo da condução vai estar mais centralizada, mostrando-se directamente aos nossos olhos, sem necessidade de procurar no painel de instrumentos ou nos ecrãs digitais. Tudo isto, vai aumentar a capacidade de reacção, evitar distracções e, como consequência, aumentar a segurança de condutor e passageiros.

Por fim, e como você sabe, na Carglass® estamos na vanguarda e podemos reparar e substituir qualquer tipo de para-brisas, até mesmos os futuros 3D, e recalibrá-lo novamente, para que continue a conduzir com segurança.

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Conheça os 10 carros mais rápidos do mundo

Ver artigo

Assistente de faixa de rodagem: o que é e como funciona?

Ver artigo

Carros a hidrogénio: Serão eles o futuro?

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!