Voltar Voltar
Blog Carglass®
Condução Segura

5 elementos de segurança essenciais

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
02 ago 2021 | 3 min de leitura

A lei obriga a que tenha vários elementos de segurança no seu veículo a todos os momentos, para garantir a sua segurança e dos outros.

Estes são essenciais para proteger os condutores e ocupantes do veículo em situações de acidente ou avaria, e são tão importantes como ter uma condução responsável e defensiva.

Colete reflector



Este é um dos mais importantes para garantir a sua segurança - permitindo que seja visto pelos outros condutores, protegendo-o assim em situações em que tem de sair do seu carro para, por exemplo, colocar o triângulo de sinalização.

O código da estrada indica que todos os veículos devem estar equipados com um colete reflector, e este deve estar acessível antes de sair do veículo, pelo que aconselhamos que mantenha um dentro do porta-luvas ou em outro espaço dentro do seu automóvel.

Triângulo de sinalização



O triângulo de sinalização é outro elemento de segurança que todos os condutores são também obrigados a ter nos seus veículos. Este elemento garante que, conforme o nome indica, o local de um acidente ou avaria esteja devidamente sinalizado.

O triângulo de sinalização deve ser colocado a uma distância de, pelo menos, 30 metros, para que seja visível a 100 metros pelos outros utentes da via.

Antes de sair do veículo, deve sempre colocar o colete reflector, garantindo assim que será visto.

Extintor



Ainda que não seja obrigatório ter um extintor nos veículos ligeiros, é bastante recomendado. Imagine que durante uma avaria ou acidente, começam a surgir chamas à volta ou dentro do seu carro!

Claro que não é uma situação que aconteça frequentemente, mas um condutor prevenido vale por dois.

Caso tenha um extintor no carro tenha atenção às condições que tem de cumprir:

  • data de validade
  • selo legível e intacto
  • regulamentado pela legislação portuguesa
  • manutenção anual do extintor em dia

Kit de primeiros socorros



Outro item que pode ser bastante útil em situações imprevistas. Não é obrigatório ter um kit de primeiros socorros, mas vai ser essencial caso tenha de prestar auxílio a alguém enquanto espera pela ajuda médica dos serviços de emergência.

Documentos obrigatórios



Para além dos elementos de segurança que descrevemos acima, não deve esquecer-se de ter consigo os documentos obrigatórios:

  • Cartão de Cidadão
  • Carta de condução
  • Carta verde do seguro automóvel
  • Documento único automóvel
  • Comprovativo da inspeção
  • Certificado de seguro automóvel.

Estes documentos também serão úteis em caso de avaria ou acidente, pelo que deve tê-los sempre consigo.

Para além de todos estes elementos de segurança, pode também prevenir-se ao garantir que tem sempre um pneu suplente e um macaco, bem como uns cabos de bateria.

Já tem todos estes elementos de segurança? Então agora está preparado para conduzir e viajar sem preocupações. Boa viagem!

Partilhar
Facebook Twitter Pinterest
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Quer comprar um carro elétrico? Conheça os incentivos do Estado

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!