Covid-19: Mantemos os nossos colaboradores e clientes em segurança. Leia aqui as medidas de proteção para ir à sua marcação. close
Voltar Voltar
Blog Carglass®
Condução Segura

5 elementos de segurança essenciais

Partilhar

A lei obriga a que tenha vários elementos de segurança no seu veículo a todos os momentos, para garantir a sua segurança e dos outros.

Estes são essenciais para proteger os condutores e ocupantes do veículo em situações de acidente ou avaria, e são tão importantes como ter uma condução responsável e defensiva.

Colete reflector



Este é um dos mais importantes para garantir a sua segurança - permitindo que seja visto pelos outros condutores, protegendo-o assim em situações em que tem de sair do seu carro para, por exemplo, colocar o triângulo de sinalização.

O código da estrada indica que todos os veículos devem estar equipados com um colete reflector, e este deve estar acessível antes de sair do veículo, pelo que aconselhamos que mantenha um dentro do porta-luvas ou em outro espaço dentro do seu automóvel.

Triângulo de sinalização



O triângulo de sinalização é outro elemento de segurança que todos os condutores são também obrigados a ter nos seus veículos. Este elemento garante que, conforme o nome indica, o local de um acidente ou avaria esteja devidamente sinalizado.

O triângulo de sinalização deve ser colocado a uma distância de, pelo menos, 30 metros, para que seja visível a 100 metros pelos outros utentes da via.

Antes de sair do veículo, deve sempre colocar o colete reflector, garantindo assim que será visto. E porque todos os minutos contam em situação de avaria ou acidente, a Carglass ® disponibiliza agora a Help Flash: uma nova luz de emergência que o vai ajudar a sentir-se mais seguro numa situação inesperada.



Visível a mais de 1km de distância, esta luz vai protegê-lo e aos outros sem ter de sair do carro.

Extintor



Ainda que não seja obrigatório ter um extintor nos veículos ligeiros, é bastante recomendado. Imagine que durante uma avaria ou acidente, começam a surgir chamas à volta ou dentro do seu carro!

Claro que não é uma situação que aconteça frequentemente, mas um condutor prevenido vale por dois.

Caso tenha um extintor no carro tenha atenção às condições que tem de cumprir:

  • data de validade
  • selo legível e intacto
  • regulamentado pela legislação portuguesa
  • manutenção anual do extintor em dia

Kit de primeiros socorros



Outro item que pode ser bastante útil em situações imprevistas. Não é obrigatório ter um kit de primeiros socorros, mas vai ser essencial caso tenha de prestar auxílio a alguém enquanto espera pela ajuda médica dos serviços de emergência.

Documentos obrigatórios



Para além dos elementos de segurança que descrevemos acima, não deve esquecer-se de ter consigo os documentos obrigatórios:

  • Cartão de Cidadão
  • Carta de condução
  • Carta verde do seguro automóvel
  • Documento único automóvel
  • Comprovativo da inspeção
  • Certificado de seguro automóvel.

Estes documentos também serão úteis em caso de avaria ou acidente, pelo que deve tê-los sempre consigo.

Para além de todos estes elementos de segurança, pode também prevenir-se ao garantir que tem sempre um pneu suplente e um macaco, bem como uns cabos de bateria.

Já tem todos estes elementos de segurança? Então agora está preparado para conduzir e viajar sem preocupações. Boa viagem!

Partilhar
Ver todos posts do Blog
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!