marcação vidro partido automóvel Onde estamos
Política de Cookies

Este site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Consulte a nossa Política de Privacidade. Saiba mais

compreendi e aceito
Pesquisa

É necessário introduzir pelo menos uma palavra.

Voltar Voltar

Blog Carglass®

Condução Segura

Conduzir com segurança: como ser o co-piloto perfeito

Partilhar

Antes de começar a leitura deste artigo, temos uma questão para si, costuma ser co-piloto? Se a resposta é um sim, vá buscar o papel e a caneta e comece a tirar notas. Depois deste artigo, temos a certeza que se vai tornar no co-piloto perfeito para o "seu condutor”. Afinal de contas, ajudar a conduzir com segurança, vai ser a sua principal missão. 

Como se tornar no co-piloto perfeito

Apesar dos constantes avanços tecnológicos (Por ex: os carros autónomos), o factor humano continua a fazer a diferença na hora de evitar acidentes nas estradas. Se costuma ser co-piloto, seja na cidade ou durante uma viagem mais longa, temos a certeza que já se apercebeu que o seu papel é fundamental para que a condução seja realizada com segurança.
Por outras palavras, como co-piloto tem de ter a atitude certa, controlar o ritmo da condução (mais calma ou acelerada), evitar distracções, enfim, uma série de tarefas que apesar de serem simples, afectam directamente a segurança da condução.
Com efeito, conheça agora os passos a seguir para cumprir este papel na perfeição!

Conduzir com segurança evita distracções

As competências para ser um co-piloto perfeito podem ser resumidas da seguinte forma:

- o ser distraído. Sobretudo porque pode distrair o condutor. O foco deve ser bastante claro, não olhar para outro lugar, que não seja a estrada e os outros veículos. Isto significa que, não deve fazer do telemóvel o seu outro acompanhante.

- Ter uma atitude activa e participativa. Tarefas como ajustar o GPS ou o clima do habitáculo, devem ser suas. Já para não falar das responsabilidades de garantir que todos os passageiros estão a usar cinto de segurança e que as crianças, se for o caso, tenham as cadeiras de segurança colocadas correctamente.

- Condutor com atenção à estrada, sinalização e outros veículos. Para além da atenção externa, enquanto co-piloto, a atenção também deve ser interna, com o condutor. Deve saber reconhecer o estado em que o condutor se encontra e, por exemplo, tentar espevitá-lo para combater o tédio de uma viagem mais longa, e que esteja atento ao que o rodeia!

- Conduzir quando necessário. Se souber conduzir e estiver habilitado para, deve oferecer-se para o fazer. O nosso conselho é que o faça a cada 2h.

- Capacidade de improvisar. Quando falamos nesta capacidade de improviso, falamos em saber reagir às situações de trânsito e aos pequenos problemas mecânicos que possam acontecer. Sugerir a melhor direção no caso de trânsito intenso, indicar o melhor caminho quando se encontrarem perdidos, saber substituir um pneu ou até mesmo uma escova, são exemplos destas situações! No fundo, é saber colocar-se "na pele do condutor”.

Preparado para ser o co-piloto perfeito?

Depois de saber estas dicas e ter acesso a estes dados, temos a certeza que ajudar a conduzir com segurança vai ser a sua prioridade.

Em caso de necessidade, conte com a Carglass® para o ajudar.
Não perca a oportunidade de reparar ou substituir qualquer impacto no seu para-brisas.
Fale connosco!


Partilhar
Ver todos posts do Blog
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!
Carglass We WCAG 1.0
Seguir NO
Add This Addthis