Covid-19: Mantemos os nossos colaboradores e clientes em segurança. Leia aqui as medidas de proteção para ir à sua marcação. close
Voltar Voltar
Blog Carglass®
Condução Segura

Que selos são obrigatórios ter no pára-brisas?

Partilhar

Tem dúvidas em relação a quais são os selos que deve obrigatoriamente colocar no seu pára-brisas? É normal! Começamos já por simplificar: o único selo que atualmente é obrigatório colocar no pára-brisas, é o selo do seu seguro automóvel.

É verdade, já não é obrigatório colocar o selo da inspeção automóvel, nem do imposto de circulação. Mas com tantas alterações nos últimos anos às leis relativas aos selos no pára-brisas do seu automóvel, é difícil saber exatamente quais são obrigatórios.

Desde a entrada em vigor do decreto-lei nº144/2012 que deixou de ser obrigatório ter o selo de inspeção automóvel no vidro do carro, bem como o selo do Imposto Único de Circulação (IUC), devendo mesmo assim ter sempre consigo o comprovativo da inspeção do veículo e do IUC.

Mas atenção! Isto não significa que não tenha de levar consigo os documentos de circulação obrigatórios. Terá de garantir que tem os seguintes documentos no seu veículo, em todas as situações:

  • Cartão de Cidadão ou outro documento de identificação
  • Carta de Condução
  • Carta verde do seguro automóvel
  • Documento único automóvel
  • Comprovativo da inspeção obrigatória
  • Certificado de seguro automóvel

Onde devo colocar os selos no pára-brisas?

Ainda que não sejam obrigatórios, pode querer manter os selos no pára-brisas do seu veículo - e isso é uma escolha sua, e deverá colocá-los no canto inferior direito do pára-brisas do seu carro.

Posso levar multa se não tiver os selos no pára-brisas?

Como vimos neste artigo, o único selo que terá de obrigatoriamente ser colocado no pára-brisas, é o selo do seguro de responsabilidade civil automóvel. Não colocar este selo, resulta numa contraordenação leve que pode custar-lhe entre 125 a 250 euros.

Há ainda outro risco de obter uma multa: não ter a inspeção do carro feita dá uma coima que pode chegar até aos 1250 euros.

Para evitar custos desnecessários com o seu automóvel, garanta sempre que tem em dia todos estes documentos e que leva consigo os comprovativos do seguro, inspeção e IUC.

Não perca dinheiro com coisas que pode evitar e conte sempre com imprevistos!

Partilhar
Ver todos posts do Blog
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!