Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
para-brisas com gelo acumulado
Manutenção do Carro

10 cuidados a ter com o carro no inverno

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin

26 de fev de 2024| 4 min de leitura

Sabemos que o calor excessivo é prejudicial para os veículos e que no verão temos de ter
cuidados redobrados. Mas e o frio? As temperaturas baixas, as estradas escorregadias e as condições climatéricas adversas podem colocar à prova a resistência e o desempenho do nosso automóvel. Veja quais os cuidados a ter com carro e como o deixar mais seguro para enfrentar a estação mais fria do ano.

Por que devo preparar o carro para o inverno?

O frio não afeta apenas o conforto da viagem, este pode comprometer - e muito - a segurança, performance e a integridade do veículo. Chuva, frio, nevoeiro ou neve devem ser tidos em conta. Por isso, é essencial estarmos preparados e adotarmos medidas preventivas para evitar contratempos indesejados. 

4 principais problemas que afetam o carro no Inverno

O mês mais frio do ano traz consigo desafios específicos que colocam os nossos automóveis (e os seus vários componentes) à prova. Conhecer os problemas mais comuns é o primeiro passo para uma preparação eficaz.


  1. "O meu carro não pega no Inverno”

O frio intenso é um inimigo declarado da bateria do carro, o que faz deste problema um dos mais comuns durante esta estação. As baixas temperaturas reduzem a capacidade da bateria, tornando-a mais propensa a falhas. Para prevenir este problema, é essencial garantir que a bateria esteja em bom estado antes que o Inverno chegue.

  1. Visibilidade comprometida: vidros embaciados e para-brisas com gelo

Este é outro dos problemas mais comuns, que faz com que muitos carreguem consigo uma garrafa de água até ao carro, nas manhãs de Inverno. A formação de condensação nos vidros e o gelo no para-brisas são problemas comuns das manhãs frias e húmidas, que exigem algum cuidado para não danificar o vidro. Se não tem como estacionar num sítio resguardado ou como proteger o vidro do carro para evitar que o gelo se forme (utilizar cartões ou protetores, por exemplo), pode recorrer a líquidos ou raspadores de gelo adequados para esta situação. Mas atenção: tenha muito cuidado na aplicação destes produtos - ou outras soluções - para não riscar o vidro. Em alternativa, pode ver a publicação nas redes sociais da GNR, onde explicam como fazer o seu próprio descongelante.


Já o vidro embaciado, é mais fácil de resolver. Aqui, o ar condicionado é uma preciosa ajuda, resolvendo esta questão em minutos. Se não tiver, ou não quiser recorrer ao ar condicionado, existem outras maneiras de desembaciar o vidro para-brisas.

  1. Tenha especial atenção aos pneus

As temperaturas baixas afetam a pressão dos pneus, tornando-os mais suscetíveis a cortes e a um desgaste irregular. Verificar a pressão regularmente e ajustá-la conforme necessário torna-se, assim, fundamental. Adicionalmente, a troca para pneus de inverno pode proporcionar uma aderência superior em estradas frias e escorregadias, melhorando significativamente a segurança durante a condução.

  1. Sobreaquecimento do motor

Parece estranho referir o sobreaquecimento como uma problemática durante o Inverno, mas a verdade é que pode acontecer. Com o frio excessivo, é possível que o sistema de lubrificação do carro falhe e não funcione a 100 por cento. Verifique regularmente o sistema de aquecimento, incluindo radiador, termostato e líquido de refrigeração.




10 cuidados a ter com o carro no inverno: preparação e dicas

  1. Dê a devida importância à desinfeção

  • Manter o carro limpo não é apenas uma questão estética, mas também uma medida preventiva. A sujidade exterior acumulada pode comprometer a pintura, enquanto uma desinfeção interna ajuda a prevenir odores indesejados e a manter um ambiente mais saudável.


  1. Garanta o bom funcionamento das luzes

  • Assegure-se de que todas as luzes do seu carro estão a funcionar corretamente. Isto inclui faróis, luzes de travagem, piscas e luzes de marcha-atrás. Uma boa visibilidade,  assim como garantir que o seu veículo está bem visível para os outros é crucial durante o inverno.


  1. Esteja atento ao estado dos pneus

  • Mantenha os pneus em boas condições. Verifique a pressão regularmente e garanta que estes não apresentam um desgaste irregular. Considere a mudança para pneus de inverno, se a zona onde mora assim o exigir, para ter uma aderência superior em estradas frias e escorregadias.


  1. Verifique o estado da bateria

  1. Não descure a mudança do óleo

  • Faça a troca de óleo conforme recomendado pelo fabricante do seu carro. Trocar o óleo durante o inverno não só contribui para uma lubrificação adequada, mas também para prolongar a vida útil do motor do carro.


  1. Verifique as escovas do limpa para-brisas

  1. Substitua o anticongelante

  • Mantenha o sistema de refrigeração eficaz substituindo o anticongelante conforme necessário. Isto evita que o líquido congele e previne danos no motor.


  1. Limpe regularmente os vidros

  • Mantenha os vidros limpos, tanto por dentro quanto por fora, para uma boa visibilidade e evitar o acúmulo de sujidade. Esta ação torna tudo mais fácil na hora de os desembaciar.


  1. Verifique as borrachas e vedantes

  • Verifique as borrachas das portas e vedantes para garantir que estão em bom estado. Isto previne a entrada de água e evita problemas de condensação no interior do veículo, proporcionando também um ambiente mais quente e confortável no interior do carro.


  1. Travões e amortecedores

  • Dadas as más condições atmosféricas, e uma possível degradação das estradas, é também recomendado verificar se os travões estão em boas condições, sem sinais de desgaste excessivo. Adicionalmente, verificar o estado dos amortecedores, para garantir uma condução estável e segura, é também recomendado.

A importância da manutenção preventiva

Realizar uma revisão completa, antes que o Inverno chegue, é uma prática encorajada e recomendada. É importante verificar fluidos, óleo, bateria e todos os componentes acima referidos, e efetuar as devidas substituições e reparos. Deste modo, não só garante o bom desempenho do veículo assim como a sua segurança na estrada.
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Sobreaquecimento do motor: causas, sinais e soluções para uma condução segura

Ver artigo

E fez-se luz! Porque é tão importante limpar os faróis do carro?

Ver artigo

Calibração de pneus: o que é e qual a sua importância

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!