Covid-19: Mantemos os nossos colaboradores e clientes em segurança. Leia aqui as medidas de proteção para ir à sua marcação. close
Voltar Voltar
Blog Carglass®
Condução Segura

Repelente pára-brisas evita acidentes em dias de chuva?

Partilhar

O repelente pára-brisas é essencial para os dias de chuva, isto porque para além de ajudar a evitar acidentes, por consequência aumenta a segurança do condutor e de todas as vidas que circulam no veículo. Sabia que o risco de acidentes é 70% maior quando está a chover do que quando o asfalto está molhado?

Conduzir em condições climatéricas adversas pode ser bastante perigoso, e este é um facto conhecido há mais de 100 anos. Na verdade, as escovas limpa pára-brisas que facilitam a vida a tantos condutores foram inventadas em 1903, por Mary Anderson, que as patenteou com o objetivo de aumentar a visibilidade dos condutores e evitar acidentes em dias de chuva.

No entanto, o uso de repelente e das escovas pára-brisas são apenas duas das medidas que pode tomar para garantir a sua segurança na estrada, assim como a dos outros.

Continue a ler e descubra 10 conselhos de segurança da Carglass® para evitar acidentes em dias de chuva!

Porque é que conduzir em dias de chuva é tão perigoso?

A resposta a esta pergunta pode parecer óbvia — a maior parte dos condutores pensa que as derrapagens e travagens repentinas em piso molhado são o principal fator para a causa de acidentes em dias de chuva.

No entanto, a resposta certa é outra... a visibilidade.



Como é que a chuva afeta a visibilidade dos condutores?

Existem sete principais fatores que fazem da chuva um dos principais "inimigos” da visibilidade dos condutores:

  • Diminui grande parte da luz dos faróis;
  • Reduz as áreas iluminadas;
  • Altera a luz que é refletida na estrada (fazendo com que o asfalto pareça mais escuro);
  • Reduz as propriedades refletivas da tinta das marcações da estrada;
  • Diminui o contraste entre os objetos;
  • Altera a perceção visual de certas superfícies;
  • Pode afetar diretamente a capacidade de o condutor ver o que está no seu campo de visão através do pára-brisas.

10 dicas para evitar acidentes em dias de chuva

1 . Mantenha o pára-brisas em boas condições, sem danos e limpo.

De acordo com um estudo do FESVIAL (Entidade Espanhola), 6 em cada 10 condutores não verificam o pára-brisas. Quando foi a última vez que o fez?

2 . Verifique regularmente as escovas limpa pára-brisas.

Segundo o mesmo estudo, 75% dos condutores reconhece ter conduzido com escovas em mau estado e mais de 70% não as substitui com a frequência recomendada — dois erros fáceis de evitar!

3. Prepare-se para a época de chuva com o repelente de chuva para pára-brisas.

Na Carglass®, aplicamos o tratamento anti-chuva que repele a água do seu pára-brisas, aumentando a sua visibilidade e garantindo uma experiência de condução mais segura. E não é só: caso nos visite para reparar ou substituir qualquer vidro no seu veículo, aplicamos o repelente de chuva gratuitamente. Faça a sua marcação!

4. Abra uma das janelas laterais para ajudar a desembaciar os vidros.

Quando chove, os cristais do vidro do pára-brisas têm a tendência de embaciar facilmente, o que dificulta a sua visibilidade. Para resolver este problema, simplesmente mantenha uma janela lateral aberta, ou ative a ventilação específica no seu carro para este tipo de situação.

5. Ligue as luzes de nevoeiro traseiras para ver e ser visto/a.

Ligar os máximos enquanto chove não é uma boa ideia, já que o seu reflexo reduz a visibilidade dos condutores que estão no sentido contrário ao seu. Em condições extremas, opte por ativar as luzes de nevoeiro traseiras e não se esqueça de as desligar quando o tempo melhorar, de forma a não perturbar os outros condutores (nem apanhar uma multa desnecessária).

6. Esteja sempre atento/a à estrada para evitar lençóis de água.

Lençóis de água são sinónimo de aquaplanagem, um fenómeno que leva a que os seus pneus percam atrito com o piso e que pode fazer com que o condutor perca controlo sobre o veículo. Lembre-se de ficar de olho na estrada (com ainda mais atenção que o habitual), e evite travagens mais bruscas e perigosas.

7. Aumente a distância de segurança e calibre o seu sistema ADAS.

Assim, "ganha” mais tempo de reação em caso de imprevistos e garante também a distância suficiente para não embater no carro à sua frente. Se tiver sistema ADAS no seu veículo, será alertado/a para que mantenha a distância mínima de segurança. O sistema aumenta ainda a eficácia da travagem em situações de emergência – mas, para que tal aconteça, é importante que esteja bem calibrado!

A Carglass® é especialista na calibração deste sistema, fazendo o diagnóstico de todos os componentes eletrónicos da sua viatura, identificando os possíveis erros e corrigindo a leitura da câmara, assegurando o seu correto funcionamento.

8. Tome atenção aos sinais de luzes de outros carros.

Estes podem ser um aviso para imprevistos, e se os vir com antecedência, será mais fácil parar no trajeto que está a seguir e prevenir acidentes.

9. Se a visibilidade do seu pára-brisas for realmente muito reduzida e for impossível circular, pare num local seguro.

A sua segurança é mais importante do que qualquer compromisso, assim como a segurança dos outros. Caso as condições climatéricas sejam extremas, conduza com precaução até encontrar uma saída que indique um ponto de paragem (estações de serviço, apeadeiros, estradas secundárias, etc).

10. Esteja atento a todos os veículos à sua volta, especialmente camiões e autocarros.

Isto porque podem levantar grandes quantidades de água e afetar a sua condução. Por isso, tenha sempre cuidado ao cruzar-se com este tipo de veículos. Se o seu automóvel for atingido por algum desses grandes salpicos de surpresa (especialmente se vierem na direção oposta à sua), mantenha-se calmo/a, o mais importante é que continue na sua trajetória e não trave repentinamente.



Após ler este artigo, temos a certeza de que se vai sentir mais preparado/a para conduzir e evitar acidentes em dias de chuva.

Siga as nossas dicas e faça a sua marcação connosco, para que possamos aplicar o repelente para a chuva. Fá-lo-emos em apenas quinze minutos e os resultados duram quatro a oito meses. Ficamos à sua espera!



 

Partilhar
Ver todos posts do Blog
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!