Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
Condução Segura

O tratamento do vidro evita acidentes em dias de chuva?

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Atualizado a 21 mar 2024 | 3 min de leitura

Sabia que o risco de acidentes é 70% maior quando está a chover do que quando o asfalto está molhado? O tratamento do vidro para-brisas é essencial para os dias de chuva, isto porque, para além de ajudar a evitar acidentes, por consequência aumenta a segurança do condutor e de todas as vidas que circulam no veículo. 

Conduzir em condições climatéricas adversas pode ser bastante perigoso, e este é um facto conhecido há mais de 100 anos. Na verdade, as escovas limpa para-brisas - que facilitam a vida a tantos condutores -, foram inventadas em 1903, por Mary Anderson, que as patenteou com o objetivo de aumentar a visibilidade dos condutores e evitar acidentes em dias de chuva.

No entanto, o uso do tratamento do vidro e das escovas são apenas duas das medidas que pode tomar para garantir a sua segurança na estrada, assim como a dos outros.

Continue a ler e descubra 10 conselhos de segurança da Carglass® para evitar acidentes em dias de chuva!

Porque é que conduzir em dias de chuva é tão perigoso?

A resposta a esta pergunta pode parecer óbvia, pois a grande maioria dos condutores pensa que as derrapagens e travagens repentinas em piso molhado são o principal fator para a causa de acidentes em dias de chuva.

No entanto, a resposta certa é outra e considera outro fator: a visibilidade.




Como é que a chuva afeta a visibilidade dos condutores?

Existem sete principais fatores que fazem da chuva um dos principais "inimigos” da visibilidade dos condutores:
  • Diminui grande parte da luz dos faróis.
  • Reduz as áreas iluminadas.
  • Altera a luz que é refletida na estrada (fazendo com que o asfalto pareça mais escuro).
  • Reduz as propriedades refletivas da tinta das marcações da estrada.
  • Diminui o contraste entre os objetos.
  • Altera a percepção visual de certas superfícies.
  • Pode afetar diretamente a capacidade do condutor ver o que está no seu campo de visão através do para-brisas.

10 dicas para evitar acidentes em dias de chuva

1. Mantenha o para-brisas em boas condições, limpo e sem danos
De acordo com um estudo do FESVIAL (Entidade Espanhola), 6 em cada 10 condutores não verificam o para-brisas. Quando foi a última vez que o fez?

2. Verifique regularmente as escovas limpa para-brisas

Segundo o mesmo estudo, 75% dos condutores reconhece ter conduzido com escovas em mau estado e mais de 70% não as substitui com a frequência recomendada — dois erros fáceis de evitar!

3. Prepare-se para a época de chuva com o tratamento do vidro para pára-brisa
Na Carglass®, aplicamos o tratamento do vidro - anti-chuva e anti-mosquitos, que repele a água do seu para-brisas, aumentando a sua visibilidade e garantindo uma experiência de condução mais segura.

4. Abra uma das janelas laterais para ajudar a desembaciar os vidros
Quando chove, os cristais do vidro do para-brisas têm a tendência de embaciar facilmente, o que dificulta a sua visibilidade. Para resolver este problema, simplesmente mantenha uma janela lateral aberta, ou ative a ventilação específica no seu veículo para este tipo de situação.

5. Ligue as luzes de nevoeiro traseiras para ver e ser visto
Ligar os máximos enquanto chove não é uma boa ideia, já que o seu reflexo reduz a visibilidade dos condutores que estão no sentido contrário ao seu. Em condições extremas, opte por ativar as luzes de nevoeiro traseiras e não se esqueça de as desligar quando o tempo melhorar, de forma a não perturbar os outros condutores (nem apanhar uma multa desnecessária).




6. Esteja sempre atento à estrada para evitar lençóis de água
Lençóis de água são sinónimo de aquaplanagem, um fenómeno que leva a que os seus pneus percam atrito com o piso e que pode fazer com que o condutor perca controlo sobre o veículo. Lembre-se de ficar de olho na estrada (com ainda mais atenção que o habitual), e evite travagens bruscas e perigosas.

7. Aumente a distância de segurança e calibre o seu sistema ADAS
Deste modo, "ganha” mais tempo de reação em caso de imprevistos e garante também a distância suficiente para não embater no carro à sua frente. Se tiver sistema ADAS no seu veículo, será alertado para que mantenha a distância mínima de segurança. Este sistema aumenta, ainda, a eficácia da travagem em situações de emergência – mas, para que tal aconteça, é importante que esteja bem calibrado!

A Carglass® é especialista na calibração do sistema ADAS, fazendo o diagnóstico de todos os componentes eletrónicos da sua viatura, identificando os possíveis erros e corrigindo a leitura da câmara, assegurando o seu correto funcionamento.

8. Tome atenção aos sinais de luzes de outros carros
Estes podem ser um aviso para imprevistos e, se os vir com antecedência, será mais fácil parar no trajeto que está a seguir e prevenir acidentes.

9. Se a visibilidade do seu pára-brisas for realmente muito reduzida e for impossível circular, pare num local seguro
A sua segurança é mais importante do que qualquer compromisso, assim como a segurança dos outros. Caso as condições climatéricas sejam extremas, conduza com precaução até encontrar uma saída que indique um ponto de paragem (estações de serviço, apeadeiros, estradas secundárias, etc.).

10. Esteja atento a todos os veículos à sua volta, especialmente camiões e autocarros.
Isto porque podem levantar grandes quantidades de água e afetar a sua condução. Por isso, tenha sempre cuidado ao cruzar-se com este tipo de veículos. Se o seu automóvel for atingido por algum desses grandes salpicos de surpresa - especialmente se vierem na direção oposta à sua -, mantenha-se calmo: o mais importante é que continue na sua trajetória e não trave repentinamente.




Aumente a sua visibilidade enquanto conduz com chuva, com o tratamento do vidro (anti-chuva e anti-mosquitos) Carglass®

Visando o aumento da sua segurança, a Carglass® introduziu no seu portfólio o tratamento do vidro que visa reduzir o acúmulo da água da chuva no seu pára-brisas, prevenindo imprevistos e acidentes rodoviários.

Como funciona o tratamento do vidro da Carglass®?

De uma maneira resumida, o tratamento cria uma camada hidrofóbica, ou seja, previne que a água da chuva permaneça no seu para-brisas e prejudique a sua visibilidade na estrada. Seja de dia ou de noite, a aplicação deste tratamento faz com que, em velocidades inferiores a 60 km/h, não necessite de usar os seus limpa para-brisas com tanta frequência, o que significa que as escovas permanecem em bom estado por mais tempo.

Para além dos benefícios enunciados, existem ainda mais vantagens como: ajuda a limpar o para-brisas com maior facilidade, faz com que a luz reflita com menos intensidade no seu veículo e, em dias de frio extremo, facilita a remoção de gelo no vidro.

Para além de água, este serviço também facilita a limpeza de insetos (anti-mosquitos), poeira e manchas do seu para-brisas, que também podem tornar-se uma distração (ou, por outras palavras, um perigo) na estrada.

Mais importante do que tudo isto: a aplicação deste tratamento no seu para-brisas irá contribuir para que se sinta mais confiante e seguro na estrada.

Como é que aplicamos este tratamento do vidro?

A aplicação do tratamento do vidro é realizada em apenas 15 minutos, por especialistas Carglass®, que têm a experiência e o conhecimento de todas as ferramentas que garantem a segurança de todos os condutores que passam pelas nossas agências.


Após ler este artigo, temos a certeza de que se vai sentir mais preparado para conduzir e evitar acidentes em dias de chuva.
Siga as nossas dicas e faça a sua marcação online connosco, para que possamos aplicar o tratamento do vidro (anti-chuva e anti-mosquitos). Fá-lo-emos em apenas quinze minutos e os resultados duram quatro a oito meses. Ficamos à sua espera!


Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Afinal, posso ou não conduzir de chinelos?

Ver artigo

Como circular nas rotundas: todas as regras que precisa saber

Ver artigo

Como desembaciar os vidros do carro e como evitar que embaciem

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!