Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
luzes-painel-do-carro
Manutenção do Carro

Luzes do painel do carro: entenda o que significam

Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
22 de fev 2024 | 6 min de leitura

Quem nunca se perguntou o que significa uma luz no painel do carro? Conheça o significado de cada símbolo, o que significam as cores e o que fazer em cada um dos casos.

Se uma luz não tão habitual no painel do carro acende, a ansiedade dispara, não é verdade? Habitualmente, associamos certas luzes que acendem no painel a algo menos bom. Mas não desespere! Todas as luzes são avisos e nem todos eles significam algo terrível. Por isso, é importante saber o significado de cada uma para agir da melhor maneira. Mas vamos começar pelo básico.

Painel do carro: o que é e para que serve

O painel do carro, também conhecido como painel de instrumentos, é uma das partes cruciais do veículo e desempenha um papel importante na comunicação entre o carro e o condutor. Localizado atrás do volante, este tem como principal objetivo fornecer informações ao condutor sobre o estado do veículo durante a condução.

Deste painel, faz parte um conjunto de luzes avisadoras e componentes cuja correta interpretação destas informações pode ajudar a prevenir acidentes ou evitar danos graves ao veículo.


Alguns dos componentes comuns do painel de instrumentos incluem:
  • Velocímetro: indica a velocidade atual do veículo.
  • Tacómetro: indica a rotação do motor em RPM (rotações por minuto). 
  • Hodómetro: mede a distância total que já foi percorrida pelo veículo.
  • Medidor de combustível: mede o nível de combustível presente no veículo naquele momento.
  • Termómetro do motor: indica a temperatura do motor.
  • Indicadores de mudança de direção: os famosos "piscas”, como o próprio nome indica, são luzes utilizadas para indicar a mudança de direção da marcha do veículo.

Estes indicadores são essenciais para a condução segura do veículo e ajudam a que o condutor mantenha o controlo e tome decisões informadas durante a condução.

Além destes componentes, o painel de instrumentos do carro também contém luzes de alerta que acendem quando algo não está a funcionar corretamente. Estas luzes são especialmente importantes para garantir a segurança do condutor e dos passageiros, e o controlo sobre problemas que precisam ser resolvidos antes que se tornem graves.

Para que servem as luzes do painel do carro?

Como já referido anteriormente, todos os componentes presentes no painel do carro são como que uma "linguagem de comunicação” entre o condutor e veículo. As luzes presentes no painel tem essa mesma função: elas alertam sobre problemas ou situações que podem afetar a segurança ou o funcionamento do carro e indicam, ainda, quando algo está ativo no preciso momento ou quando um serviço de manutenção é necessário.

E as cores? O que significam?

As luzes do painel podem ser divididas em três categorias de cores: verde, amarelo ou laranja e vermelho. Cada uma dessas cores indica o nível de urgência do problema que está a ser comunicado/alertado.
  • Luzes verdes: indicam que um sistema está ativo, como por exemplo, os faróis ou o sistema de travões. Estas luzes indicam que o sistema está a funcionar corretamente e não há problemas a serem resolvidos.
  • Luzes amarelas ou laranjas: indicam que há um problema menor no carro que precisa ser resolvido. Esse problema pode não ser urgente mas, ainda assim, é importante resolvê-lo. Algumas luzes de alerta mais comuns incluem a luz de verificação do motor ou a luz do óleo.
  • Luzes vermelhas: são aquelas que ninguém quer ver. São as mais críticas e indicam um problema grave que requer atenção imediata. Alguns exemplos de luzes vermelhas incluem a luz do travão ou a luz da temperatura do motor.

Conheça os símbolos do painel do carro

Conhecer os símbolos do painel do carro - ou conhecer pelo menos os mais comuns -, é fundamental para garantir a segurança do condutor e dos passageiros, além de ajudar a evitar danos ao veículo. 

Na imagem seguinte, mostramos-lhe os símbolos mais comuns presentes no painel do seu carro.

luzes-painel-carro-simbolos-e-cores

Conheça o significado dos símbolos das luzes mais comuns do painel do seu carro

O significado dos símbolos do painel de instrumentos podem variar de um carro para outro, mas existem alguns símbolos comuns, transversais a todos os veículos. 
  1. Travão de mão: esta luz indica que o travão de mão está puxado. Se ao soltar o travão, esta luz continuar ligada, pode indicar um problema no sistema de travagem, muito provavelmente falta de fluido no reservatório. Em alguns carros, existe uma luz específica indicadora do nível deste fluido.
  2. Injeção: esta luz, referente à injeção eletrónica, deve apagar-se após o início da marcha. Se, com o motor a trabalhar, esta permanecer ligada, indica uma avaria no sistema de controlo de emissões. Caso fique a piscar, estará perante uma avaria mais grave, que pode levar a danos no catalisador. Em ambos os casos, é recomendado que desacelere e recorra a uma oficina. 
  3. Alternador: este símbolo é acompanhado de uma luz vermelha, que se deve desligar alguns segundos depois de o carro estar em funcionamento. Se permanecer ligada, é sinal de que a bateria não está a carregar. Recomenda-se que pare o carro e contacte a assistência em viagem.
  4. Pré-aquecimento: O sistema de pré-aquecimento auxilia os carros com motor a diesel a iniciar o seu funcionamento quando a temperatura exterior é baixa. Se a luz ficar a piscar, indica um problema no sistema de pré-aquecimento.
  5. Sistema de travagem antibloqueio (ABS): esta luz indica possíveis falhas no sistema ABS ou ESP (controlo de estabilidade). Caso haja uma avaria e estes sistemas parem de funcionar, o automóvel passa a funcionar com os travões convencionais. As falhas podem ser nos sensores, no sistema hidráulico, ou até na unidade de comando.
  6. Desembaciador traseiro: o desembaciador costuma ser representado por uma luz amarela no painel, que acende quando este é acionado. Este atua no vidro traseiro dos carros.
  7. Airbag: se esta luz acender, significa que existe uma avaria em um ou mais airbags do veículo. Neste caso, recomenda-se que procure uma oficina especializada de modo a circular com toda a segurança.
  8. Sistema de controlo da pressão dos pneus: quando esta luz acende, significa que está a perder pressão em pelo menos um dos pneus. A solução é parar de imediato e verificar a pressão de todos os pneus e colocá-la de acordo com o recomendado pelo fabricante.
  9. Faróis (médios): indica que tem os faróis médios do carro acessos.
  10. Faróis (máximos): indica que tem os faróis máximos do carro acessos.
  11. Luz de nevoeiro traseira: este farol é de extrema importância em dias de chuva intensa ou nevoeiro, para sinalizar o veículo para os demais. Ao ligar o farol, acender-se-á esta luz.
  12. Luz de nevoeiro dianteira: farol utilizado para aumentar a visão periférica em dias de chuva e nevoeiro.
  13. Cinto de segurança: alerta o condutor e os passageiros sobre a necessidade de colocar este elemento de segurança passiva.
  14. Cruise Control (Adaptive cruise control - ACC): também conhecido como "piloto automático”, esta luz acende quando este recurso é iniciado pelo condutor.
  15. Luz de abastecimento: esta luz avisa o condutor de que o nível do combustível está baixo e que este deve reabastecer o carro.
  16. Sistema da direção assistida: luz que indica falha no sistema de direção assistida, podendo esta falha ser elétrica ou hidráulica.
  17. Revisão: esta luz de aviso, ao piscar continuamente, indica que está na hora de fazer uma verificação periódica conforme o previsto pelo manual. Em vez deste símbolo, pode ser também representado pela palavra "Service" ou ainda "INSP", de "Inspection".
  18. Temperatura do líquido de arrefecimento/refrigeração: esta luz aponta um possível sobreaquecimento do motor. Aqui, recomenda-se que pare o veículo, deixe o motor arrefecer e verifique o líquido de refrigeração. Se a luz permanecer, pode ser uma falha no sistema de ventilação ou nos sensores.
  19. Luz do óleo: esta luz - que pode ser amarela ou vermelha, dependendo da gravidade do problema - indica um nível de óleo reduzido ou falta de pressão no sistema de lubrificação. Recomendamos que verifique o nível do óleo com a vareta.
  20. Controlo de estabilidade (ESP): O sistema de controlo de estabilidade (ESP) ajuda o condutor a não perder o controlo do carro em condições adversas ou perigosas. Se esta luz ligar e começar a piscar, deverá desligar-se. Caso continuar ligada, deverá tratar-se de um problema eletrónico, que deverá ver junto de um profissional.


É importante lembrar que estes são apenas alguns dos símbolos mais comuns e que outros símbolos podem variar dependendo do modelo e ano do carro. Se tiver dúvidas relativamente ao significado de um símbolo específico, pode consultar o manual do veículo ou levá-lo a um mecânico qualificado para avaliação e possível reparo. 
Partilhar
Facebook Twitter Linkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Calibração de pneus: o que é e qual a sua importância

Ver artigo

Volante bimassa: o que é e para que serve

Ver artigo

Como saber se tenho cobertura de quebra isolada de vidros?

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!